O Palco Principal da 20ª Feira do Livro, sediou na tarde de sábado, 01, o segundo momento agendado p

ensar em sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente é uma prática que busca ser incentivada sempre entre os estudantes do Marista Medianeira. Dessa forma, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da diminuição do uso do plástico, os estudantes do Grêmio Estudantil colocaram em prática o projeto "Um dia sem plástico". A ideia foi de que, durante um dia, os estudantes distribuíssem, de forma gratuita, 200 Ecobags (sacolas ecológicas feitas de material sustentável) em supermercados da cidade, para que, naquele dia, as pessoas substituíssem a sacola plástica por uma sacola sustentável para colocarem suas compras, que também se tornava um presente para quem aderisse à ação. Os próprios estudantes do GECOM, junto com o apoio de membros da Associação de Pais e Mestres do Colégio, produziram as sacolas artesanalmente, colocando o protagonismo em prática durante todo o projeto. 

Após as sacolas ficarem prontas, contando com a parceria de dois estabelecimentos de Erechim, o Caitá Supermercados e o Passarela Supermercados, os estudantes, juntamente com alguns educadores e membros da Apamem, deram vida ao projeto, entregando as sacolas às pessoas que entravam nos supermercados e falando sobre a importância de aderir ao projeto não só por um dia, mas como um novo hábito. 

A ação também será feita com os educadores do Colégio, que receberão as Ecobags e mais informações sobre os impactos causados na natureza pelo intenso uso e descarte do plástico.

"Ao realizar essa ação, percebi o tamanho da sua importância, pois, a maioria das pessoas se mostrava interessada e nos falava que iria utilizar a sacola no dia a dia, talvez só faltasse o nosso incentivo e mais informações sobre o assunto. Foi muito legal ver que os erechinenses aderiram à ideia, o que pode contribuir muito com o meio ambiente", concluiu a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Laura Steffler.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA