top of page

Novembro Azul: Especialista aponta mitos e verdades sobre o câncer da próstata

Campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer 


O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens em todo o mundo, e sua importância na saúde masculina não pode ser subestimada. No entanto, há muita desinformação circulando sobre a doença, o que pode levar a equívocos e escolhas inadequadas de cuidados de saúde. 


Neste mês é realizada a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer. 


Diante desse cenário, Elisângela Bittencourt, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, explica mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Confira. 


Câncer de próstata não afeta homens jovens?

Mito. Embora o risco aumente com a idade, o câncer de próstata pode afetar homens mais jovens. Casos diagnosticados em homens na faixa dos 40 anos não são incomuns. 


O câncer de próstata é uma doença rara?

Verdade. O câncer de próstata não é raro. Na verdade, é a segunda causa mais comum de câncer entre homens em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. No Brasil, a estimativa é de que, anualmente, ocorram mais de 65.000 novos casos. 


Todos os cânceres de próstata precisam de tratamento imediato?

Mito. Nem todos os cânceres de próstata exigem tratamento imediato. Alguns são de crescimento lento e podem ser monitorados ativamente. O tratamento é decidido com base no estágio e no tipo de câncer. 


O câncer de próstata sempre requer tratamento agressivo?

Mito. Nem todos os casos de câncer de próstata requerem tratamento imediato e agressivo. Alguns cânceres de próstata são de crescimento muito lento e podem ser monitorados de perto por meio da vigilância ativa. O tratamento pode ser recomendado apenas quando o câncer mostra sinais de progressão. A abordagem de tratamento dependerá do estágio, grau e tipo de câncer, bem como da saúde geral do paciente. 


A dieta e o estilo de vida podem influenciar o risco?

Verdade. Um fato pouco conhecido é que a alimentação e à rotina desempenham um papel na redução ou aumento do risco de câncer de próstata. Uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos com baixo teor de gordura animal, juntamente com a prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata. Por outro lado, o consumo excessivo de carne vermelha e produtos lácteos com alto teor de gordura pode estar associado a um maior risco da doença. Além disso, a atividade física regular e um peso corporal saudável também podem contribuir para a prevenção da doença. 


Histórico familiar pode aumentar o risco?

Verdade. Ter um parente de primeiro grau com câncer de próstata pode aumentar o risco de desenvolver a doença. 


Exames de rotina são importantes para diagnóstico precoce:

Verdade. O PSA e o exame de toque retal são ferramentas essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Exames regulares podem ajudar a identificar a doença em estágios iniciais, quando as opções de tratamento são mais eficazes.

 

Por: Assessoria de imprensa - Anhanguera

Comments


bottom of page