Unidas, as cooperativas da região realizam um movimento de cooperação para engajar as pessoas a compartilharem o seu tempo por meio de ações voluntárias
O 7º princípio do cooperativismo é o interesse pela comunidade, um compromisso genuíno com o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos espaços em que as cooperativas estão inseridas. Anualmente, no primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como Dia C de Cooperar, organizado pelo Sistema OCB - Organização das Cooperativas do Brasil. Neste dia – mas também ao longo de todo o ano – cooperativas de todo o Brasil realizam ações de responsabilidade social, por meio de movimentos voluntários, incentivando a população a fazer parte dos movimentos, gerando assim, impactos positivos.
Na manhã desta quarta-feira (03/07), o Núcleo do Cooperativismo do Alto Uruguai, reuniu a imprensa para divulgar as ações que serão realizadas pelas 18 cooperativas na região. O foco principal deste ano será o auxílio aos municípios atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul. Para isso, serão disponibilizadas três chaves pix para arrecadar valores que serão revertidos na compra de materiais escolares e utensílios domésticos para serem doados. Além disso, em cada uma das cooperativas do Núcleo, em Erechim, será realizada a arrecadação de livros que também serão doados para escolas dessas localidades.
Para além desses movimentos, cada cooperativa vai realizar uma ação voluntária em diversas entidades do município tais como: Patronato Agrícola São José, Associação dos Idosos Aivida, Lar da Criança, ONG Colhendo Sorrisos, SOS Animais, Crade, Lar dos Idosos, Cantinho da Luz, Assami, Escola La Salle e Associação Recriando a Vida. Também serão realizadas doações de sangue e a revitalização da praça de Barra do Rio Azul, município da região afetado pelas chuvas.
“Essa data reflete o papel social das cooperativas nos locais onde atuam. O cooperativismo na nossa região é muito forte e contribui com o desenvolvimento em diversos ramos. Juntos queremos fortalecer essa cooperação e contamos com o engajamento de todos para que possamos fazer a diferença em nossas comunidades”, expressa o presidente do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, Adelar Parmeggiani.
Cooperativas integrantes do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai: Agricoop, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Aurora Coop, Cecafes, Coopertrans, CoopuSaúde, CoopTurismo, Creral, Cresol Centro-Sul RS/MS, Floracoop, Cooperativa Nossa Terra, Sicoob Crediauc, Sicredi Sul Minas RS/MG, Sicredi UniEstados e Unimed Erechim. Entidades parceiras: Emater/RS-Ascar, IFRS Erechim, Unicafes e URI.
Comentarios