top of page

Mutirão de cirurgias é tema de audiência na Assembleia Legislativa

Presidente do parlamento gaúcho anunciou proposta para reduzir as filas de espera por cirurgias no Rio Grande do Sul.


Durante cumprimento de agendas na Capital do Estado, o prefeito de Erechim, Paulo Polis esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, deputado Gabriel Souza nesta sexta-feira (13). Em pauta, a realização de mutirão de cirurgias eletivas que estão represadas em razão da pandemia da Covid-19.

Conforme explica o prefeito, o presidente da Assembleia Legislativa, anunciou esta proposta para reduzir as filas de espera por cirurgias no Rio Grande do Sul. “A proposta visa organizar um mutirão para a realização de procedimentos eletivos represados em consequência da pandemia de Covid-19 no Estado. Para isso, prevê o custeio dos serviços com recursos financeiros das privatizações de empresas públicas efetuadas pelo Governo do Estado recentemente”, esclarece Polis.

A iniciativa considerou o estudo encomendado pelo Legislativo, em parceria com o Cremers, por meio de termo de cooperação, e realizado pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) em julho, que identificou a necessidade de atendimento da demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias que não foram realizados entre 2020 e 2021.

“O que estamos sugerindo é um programa de mitigação da fila de espera já no segundo semestre deste ano, por meio do repasse de recursos extraordinários das privatizações para os hospitais conforme suas produções”, explicou o presidente Gabriel Souza. Ele informou que já tratou do assunto com o governador Eduardo Leite que, assim como a secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann, foi receptivo à proposição.

O prefeito Polis reforçou o compromisso de Erechim com a saúde pública e a preocupação em diminuir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, exames e consultas na Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE). “Estamos solicitando esse recurso do Estado para a realização de mutirões de cirurgias eletivas em Erechim, para que as demandas represadas possam ser atendidas, sem deixarmos de dar a devida atenção aos atendimentos necessários à Covid, bem como à vacinação para contermos o avanço da doença”, disse o prefeito.

Foto Joel Vargas/ALRS

--

Comentarios


bottom of page