Conscientizar para um trânsito mais seguro, reduzindo o número de motociclistas envolvidos em acidentes. É com este objetivo que a Prefeitura de Erechim realiza, na próxima quarta-feira (9), uma blitz para orientar os profissionais que trabalham com motos e fazem entregas de mercadorias na cidade. Além disso, os agentes de trânsito realizarão visitas aos estabelecimentos que fazem este serviço utilizando motos.
Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura de Erechim, Eleniltom Jose Pires de Lima, objetivo é conscientizar os motociclistas e chamar a atenção deles para a importância do cumprimento das leis de trânsito. “Tais como usar capacete conforme legislação de trânsito, respeitar o limite de velocidade nas vias, não usar cano de descarga aberto e, também, estar com a documentação do veículo e condutor em dia”, afirma.
Eleniltom ressalta que comum é ver no trânsito alguns motociclistas brincando com a própria vida e com a vida dos outros. “Assumindo riscos desnecessários, que podem levar o condutor a morte, como cruzar o sinal vermelho e fazer zigue-zague entre veiculos”, comenta.
Respeitar as normas
“Então, temos que respeitar todas as normas de circulação que existem. As soluções de engenharia e operação de tráfego, sinalizações de solo, placas e os semáforos têm o objetivo de preservar a vida. Respeitá-los é ser responsável, consciente e cidadão”, observa o diretor de Trânsito.
O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, comenta que repensar as condutas nas ruas e avenidas pressupõe entender o outro, ter empatia. “É preciso olhar para além do ‘eu’ e perceber as vias como sistemas coletivos em que os diversos usuários e deslocamentos devem compor um fluxo harmonioso e seguro. Neste ambiente, não deve haver espaço para o individualismo e o conflito”, afirma.
Reduzir a velocidade é determinante
O coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, ressalta que a direção defensiva possibilita aos motoristas serem agentes decisivos na preservação da vida. “Já que a velocidade é um dos fatores de riscos em muitos acidentes com motos”, observa, e acrescenta, “neste primeiro momento os motociclistas serão orientados para a real importância em se respeitar as leis de trânsito, mas os excessos serão coibidos”.
Comentarios