top of page

“Metaverso é a fusão do On e do Off“

Afirmação é da palestrante, Martha Gabriel, em evento da Cidade da Cultura, na programação da Frinape 2022, sobre metaverso e oportunidades nesta área



O auditório principal do Polo de Cultura, no Parque da ACCIE, sediou mais um grande evento gratuito da Cidade da Cultura, que integra a programação da Frinape 2022, na noite de quinta-feira (17), com a palestra de Martha Gabriel, referência multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação e Metaverso e as oportunidades que estão se abrindo nesta área digital. A seguir, algumas ideias apresentadas ao público.

A professora, pesquisadora e palestrante, Martha Gabriel, disse que o metaverso está presente, por exemplo, com a criação do e-mail. “A pandemia causou a digitalização da vida”, disse.

Ela citou uma frase do escritor, Alvin Toffler, que diz: “mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas”. E que é muito importante entender as regras do jogo.

“O metaverso é uma evolução e não revolução”, disse Martha Gabriel. E, acrescenta, “não há múltiplos metaversos, metaverso é um só, assim como a internet, que é uma só”.

A palestrante explica que o metaverso é a fusão do On e do Off. “Estamos na era do E e não do Ou. A próxima geração da internet – smart, se beneficiando do Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), a conexão crescente (5G) para criar ambientes mais imersos que os de hoje, integrados com o mundo off-line. Estes ambientes integrados são o metaverso”, disse.

Plena transformação digital

O vice-prefeito, Flavio Tirello, que acompanhou a palestra da Martha Gabriel e lembrou que o município de Erechim está atento a evolução das novas tecnologias e, inclusive, está em plena transformação digital dos serviços públicos, buscando entregar serviços com mais agilidade e eficiência para a população, utilizando ferramentas tecnológicas.

“Erechim já alcançou, em menos de um ano, a marca de 60,42% dos serviços públicos digitalizados, que podem ser acessados de maneira on-line pelo site ou via aplicativo. Isso significa mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e melhor atendimento ao cidadão”, destaca.

“Estamos também com forte fomento na área de inovação tecnológica, com as ações da Incubadora Tecnológica de Erechim (ITE), que pretendemos transformar num curto espaço de tempo num grande Polo Tecnológico. Queremos ter nosso próprio ‘Hub’ tecnológico, que será um espaço de união com outros ambientes criativos e de incentivo de ideias, soluções. O projeto do Polo Tecnológico é muito importante para a era que estamos vivendo. Nossa ideia é que este ambiente coloque estudantes, empresários e grande ideias em sintonia para o desenvolvimento da inovação e nos tornarmos referência nisto também”, ressalta o vice-prefeito.

bottom of page