top of page

Mestrado em Geografia da UFFS participa de missão internacional de estudos


Acadêmicos do mestrado e dos cursos de Geografia dos campi Chapecó e Erechim apresentaram pesquisas e participaram de visita técnica no Paraguai.



Uma delegação composta por 20 integrantes do Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e dos cursos de Geografia do Campus Erechim e do Campus Chapecó participaram, entre 13 e 15 de outubro, do VI Seminário Internacional de Los Espacios de Frontera (VI Geofrontera). O evento foi realizado na Universidad de Itapúa - Facultad de Humanidades, Ciencias Sociales y Cultura Guaraní, na cidade de Encarnación, no Paraguai.


O grupo apresentou 15 trabalhos, resultantes das pesquisas de mestrado ou desenvolvidos em disciplinas do Programa de Pós-Graduação, além de participar das ações culturais, conferência de abertura, mesas redondas, palestra de encerramento e trabalho de campo.


Outra atividade realizada foi um trabalho de campo e visita técnica, também em Encarnación. No dia 15 de outubro, uma delegação dos cursos da UFFS participou de uma ação com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e com a Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai).


O trabalho teve início pela manhã, na Comunidade Indígena dos povos Mbya Guarani - Comunidade Indígena Guavirami, realizando atividade de integração cultural, percurso por trilha com visita guiada, reconhecimento do sítio urbanizado, templo, escola, centro de recepção e atividades de interação com a comunidade. Na parte da tarde, ocorreu uma visita técnica às Missões Jesuíticas Garanis. Ali, a equipe assistiu a um vídeo, visitou o Museu das Missões Guaraníticas e realizou a visita guiada no sítio arqueológico da Santisima Trinidad del Paraná, patrimônio nacional e mundial da humanidade.


A atividade integrou parte do VI Geofronteras e, também, compôs carga horária da disciplina Produção do Espaço Urbano: articulações escalares da urbanização contemporânea, explorando as interfaces entre o regional e o local, a dimensão sociocultural e histórica da produção do espaço e os reflexos das reestruturações econômicas e espaciais na região e na cidade.


Segundo a professora Juçara Spinelli, “a participação em missões internacionais de estudo, além de demarcar a difusão do conhecimento científico, tecnológico e a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e da própria UFFS, contribui para o processo de internacionalização do PPGGEO e em ações de intercâmbio acadêmico”.





Comments


bottom of page