Mestrado em Ecologia da URI realiza pesquisas no Parque Fritz Plaumann
- Najaska - Jornalismo

- há 11 minutos
- 1 min de leitura
A disciplina teve um caráter de imersão em que um grupo de acadêmicos e de professores ficaram alocados em uma unidade de conservação, durante quatro dias

O Mestrado em Ecologia da URI realizou, entre os dias 13 e 16 de novembro, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, Santa Catarina, ações que fizeram parte da disciplina de Ecologia de Campo. A disciplina teve um caráter de imersão em que um grupo de acadêmicos e de professores ficaram alocados em uma unidade de conservação, durante quatro dias.
A atividade, ministrada pelos professores Vanderlei Decian e Rodrigo Fornel, teve por objetivo orientar os trabalhos de pesquisa em diferentes áreas da ecologia, envolvendo a coleta, identificação, tomadas de medidas de parâmetros ambientais e análise estatística. Todas envolvendo diferentes abordagens ecossistêmicas e de ecologia de comunidades como diversidade de invertebrados, efeito de borda na vegetação do parque, efeitos de invasões por espécies de exóticas, gradientes de habitat e colonização de fungos macroscópicos, entre outras.
Segundo o Professor Rodrigo Fornel, “esta disciplina é fundamental na formação dos futuros mestres em ecologia, pois dá a oportunidade aos acadêmicos de vivenciarem em campo os conceitos vistos em sala de aula. Além disso, os estudantes montam apresentações em forma de seminários, escrevem relatórios em formato de artigo científico e trocam experiências valiosas”.








Comentários