top of page

Mesa-redonda na URI Erechim aborda Assistência Interdisciplinar à Saúde dos Idosos na Hipertensão


No dia 10 de abril foi realizada a mesa-redonda que abordou o tema “Assistência Interdisciplinar à Saúde dos Idosos na Hipertensão”. O evento contou com a participação dos professores da área de Ciências da Saúde da URI Erechim Adriane Carla Vanni (Educação Física), Marciane Kessler (Enfermagem), Juliana Roman (Farmácia), Márcia Bairros de Castro (Fisioterapia), Vivian P. Skzypek Zanardo (Nutrição) e Antonio Augusto Iponema Costa (Odontologia). 

A hipertensão arterial (HA) é uma condição de alta prevalência e atinge mais de um terço da população mundial. Segundo dados do Vigitel 2023, a frequência de diagnóstico médico desta doença foi de 27,9%, aumentando para 65,1% em indivíduos com mais de 65 anos. 

A HA é um dos principais fatores de risco modificáveis para morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo fator de risco para doença arterial coronária, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. Além de fatores não modificáveis, como idade, genética, sexo e etnia, os hábitos de vida desempenham um papel significativo nos casos de HA.

Ações integradas entre a equipe multidisciplinar na Área da Saúde podem desempenhar um papel crucial na prevenção e tratamento da hipertensão, contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida. A URI Erechim organiza atividades multidisciplinares e motiva a participação dos acadêmicos desde o início da sua formação, desenvolvendo habilidades e competências. Essa abordagem visa também a fortalecer a importância da equipe no cuidado de nossos pacientes, clientes e comunidade na promoção da saúde e longevidade com qualidade de vida.


bottom of page