top of page

Meetup traz Transformação Digital da prefeitura e do Sicredi



Nesta edição participaram o diretor de Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, André Luiz Dalo Rosa, e o Diretor de Operações na Sicredi UniEstados, Jaime Testolin



A 9a edição do Meetup, evento para estruturar o ecossistema de inovação em Erechim, e promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e o Centro de Inovação e Tecnologia, novamente reuniu um bom público no Strike Bar, na noite de quinta-feira (24). A programação, que ocorre uma vez por mês em diferentes bares da cidade, visa oportunizar networking, fusão de experiências pessoais e profissionais, e percepções (insights) sobre empreendedorismo, inovação, negócios e investimentos, e trouxe nesta edição o diretor de Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, André Luiz Dalo Rosa, e o Diretor de Operações na Sicredi UniEstados, Jaime Testolin.

CIT

O diretor do Centro de Inovação e Tecnologia, Fabrício de Oliveira, fez a abertura da 9a edição do Meetup, e disse que a proposta do Meetup, que já referência em Erechim, é estruturar múltiplos ambientes de inovação, com muito conhecimento e expertise de empreendedores, servidores públicos, empresas e do Poder Público.

Além disso, ele ressaltou que o CIT está captando empresas âncoras de diversos setores para construir projetos de inovação. “Estamos, também, com edital aberto para empresas fundadoras que visa, por meio da Parceria Público-Privada (PPP), captar investimentos para estruturação do CIT. E para quem não conhece ainda, venham nos visitar, o CIT está instalado no Polo de Cultura da ACCIE, temos salas para empresas incubadas, âncoras e espaços para eventos, conhecer ambientes para inovação”, disse Fabrício.

Prefeitura

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, fez uma relação das últimas obras e ações da administração municipal, como a inauguração da 6a maior usina solar fotovoltaica do Rio Grande do Sul, que vai gerar uma economia aos cofres públicos superior a R$ 100 mil por mês. “O município vem avançando em todas as áreas prioritárias saúde, educação, infraestrutura e lazer”, afirma o secretário.

Ele destacou, ainda, o trabalho do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que funciona no sistema de quatro hélices. “Isto é, o CIT é um projeto que está estruturando, interligando, conectando pessoas, empresas, setor público e privado, entidades, para produzir inovação em Erechim”, observa ele.

O secretário destacou, também, que Erechim está criando estratégias para ampliar a abertura de empresas de baixo risco. Hoje, 232 atividades já podem ser formalizadas em alguns minutos. “A nossa meta é chegar a 770 tipos de negócios neste formato até o fim do ano. Somos pioneiros no Estado nestes serviços”, enfatiza o secretário, Emerson Schelski.

Anfitriões (hosts) – Transformação Digital

O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, foi o primeiro anfitrião (host) a falar no 9o Meetup e apresentou todos os avanços tecnológicos da Transformação Digital, nas 12 secretarias municipais, da Prefeitura de Erechim.

“Estamos construindo, juntos, com a coordenação da Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, e o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), soluções digitais, integrando sistemas que estão permitindo otimizar os processos internos e aprimorar os serviços oferecidos aos cidadãos. E os números mostram a evolução deste processo, pois 72% dos serviços públicos já estão disponibilizados de forma on-line. Outro dado importante, neste primeiro semestre de 2023, 82% dos processos foram abertos de maneira digital”, ressalta ele.

Sicredi

O segundo host da noite foi o diretor de Operações na Sicredi UniEstados, Jaime Testolin, que falou sobre o empreendedorismo da cooperativa de crédito, os avanços nestes 42 anos de história no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Ele fez um panorama para mostrar a dimensão que a cooperativa atingiu e a forma como ela faz negócios com os associados.

“Evoluímos com a nossa maneira de se relacionar com os associados, em inovação, pagamentos, assinatura eletrônica, com todas as iniciativas em transformação digital, e, como isso, estamos impactando positivamente nos negócios dos associados. Além disso, há o trabalho da cooperativa voltado para a parte social e comunitária, os patrocínios, temos uma participação efetiva na sociedade”, destaca.

Segundo Jaime Testolin, o grande diferencial do Sicredi é o compromisso em construir uma sociedade mais próspera e colaborar com o desenvolvimento econômico e social. “Tudo que a gente faz, no sentido de inovar, é para levar mais comodidade e praticidade ao associado, para que ele tenha experiências melhores na parte financeira e para apoiar o desenvolvimento da sociedade. O Sicredi tem sido uma cooperativa disruptiva, que vem inovando para poder se conectar cada vez mais com as pessoas e fazer mais e melhor para a sociedade”, enfatiza o diretor.

Comments


bottom of page