Medicina da URI, que formou a 3ª turma, é destaque nacional na prova do Enamed
- Najaska - Jornalismo
- há 33 minutos
- 2 min de leitura
O Curso conquistou nota 4, conceito que o coloca entre os melhores do país

O Curso de Medicina da URI Erechim teve excelente resultado no primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED), divulgado na segunda-feira, 19, pelo Ministério da Educação. O Curso conquistou nota 4, conceito que o coloca entre os melhores do país. No Rio Grande do Sul, o curso está entre os 10 melhores. O resultado vem ao encontro do que os estudantes do Curso de Medicina da URI já falavam, "estamos fazendo uma graduação de qualidade o que nos garante uma formação de alto nível".
A prova, realizada no dia 19 de outubro de 2025, mostrou que os estudantes concluintes do curso, que colaram grau no dia 12 de dezembro de 2025, tiveram um grande desempenho no exame realizado por formandos dos cursos em todo o país.
Segundo o MEC, mais de 100 cursos do Brasil receberam notas baixas na avaliação, ou seja, entre 1 e 2, conforme levantamento realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Com isso, essas faculdades poderão ter a suspensão de vagas, bloqueio do PROUNI e de outros programas federais. As medidas, segundo o Ministério da Educação, buscam garantir a qualidade da formação médica e proteger a população atendida pelos futuros profissionais.
A imprensa nacional publicou um levantamento que Instituições Privadas, com fins lucrativos, representam 58,4% das notas 1 e 2, enquanto as Comunitárias e Confessionais, apenas 5,6%. O Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, tem frisado, inclusive nos pronunciamentos de formaturas, a grande diferença entre as universidades comunitárias como a URI Erechim, que criam cursos para a formação dos seus jovens e o desenvolvimento de suas regiões, ao contrário das faculdades particulares que visam apenas o lucro. “A nossa maior preocupação é formar jovens que façam a diferença nas comunidades onde irão atuar, contribuindo com o crescimento da qualidade nas suas diferentes áreas de formação”.
O Diretor destacou, ainda, que nas universidades comunitárias, “os resultados financeiros obtidos são todos investidos na própria instituição, sempre com o objetivo de melhorar e qualificar cada vez mais os cursos oferecidos, enquanto nas universidades puramente privadas, o objetivo é apenas o lucro e isso se refletiu claramente no Enamed”, frisou.
Por sua vez, o Coordenador da Medicina, Sergio Bigolin, e a Coordenadora Pedagógica do Curso, Miriam Salete Wilk Wisniewski, destacaram os resultados que a Medicina tem recebido nos últimos anos. “O curso obteve conceito 5 na avaliação realizada in loco pelo MEC, em 2023; a primeira turma, formada em 2022, alcançou conceito 4 no ENADE e agora, nossa terceira turma, obteve 4 no ENAMED. Esses resultados nos alegram, pois refletem a ótima formação que estamos oferecendo. A faculdade de Medicina da URI foi implantada em 2018 e sustenta em sua pequena trajetória de oito anos, a contínua busca pela excelência na formação de profissionais humanistas e críticos, com base científica sólida. A URI, em parceria com as instituições envolvidas na formação, Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Hospitalar Santa Terezinha e demais hospitais regionais, seus funcionários, bem como professores, preceptores e estudantes atuam integralmente, permitindo essa excelência formativa e o compartilhamento do conceito obtido com toda a comunidade", destacaram.




