top of page

Marista Medianeira realiza “Noite de Autógrafos” com livros feitos pelos estudantes


A proposta faz parte do Projeto “Ora leitor, ora escritor”

Iniciativas que incentivam a leitura, a escrita e o despertar da imaginação dos estudantes fazem parte da metodologia de ensino do Colégio Marista Medianeira. Dessa forma, no ano de 2023, os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental deram vida ao projeto: “Ora leitor, ora escritor", que teve como objetivo encantar as crianças pela literatura e estimular a apreciação de todo o universo de possibilidades que envolve o livro literário.

O projeto contou com as seguintes etapas: Aquisição de obras literárias da autora e escritora gaúcha Léia Cassol, selecionadas e organizadas pelas professoras de acordo com as idades e o ano escolar dos estudantes; Leitura e exploração das obras literárias selecionadas e adquiridas; Conhecimento e interação, pessoalmente, com a autora, por meio de sua visita presencial ao Colégio, no mês de junho; Construção de obras literárias pelos próprios estudantes e a sua edição e transformação em livros pela Estante Mágica, parceira do Colégio no projeto.

Cada etapa foi acompanhada pelas famílias, com o propósito de engajarem-se junto aos estudantes, incentivando, estimulando a imaginação, lendo, curtindo e interagindo com este movimento de valorização da leitura, da literatura, da arte e da cultura.

Para Simone Cardoso Haas, mãe da estudante do 4º ano EF, Antônia Cardoso Haas, a experiência de incentivar a leitura na infância é muito importante. “Amamos a ideia de dar a oportunidade para a criança escrever sua estória, ilustrar e transformar num livro de verdade. Nada substitui o prazer de sentir o livro nas mãos e ler com a criança! É uma oportunidade de conectar dois mundos, num momento mágico que só a leitura consegue. Nesse projeto da Estante Mágica, a Antônia escreveu a estória sozinha, como tarefa de casa. Ela nem aceitou muita ajuda ou correção na escrita. Fez sozinha e sem contar detalhes. Foi surpreendente olhar a versão digital e ver o texto, as ilustrações dela e identificar que ali estava um pouquinho dela em cada detalhe. Uma experiência linda que, certamente, vai estar entre suas memórias, e no coração de aluna Marista”.

Para encerrar o projeto, nos dias 8, 11 e 13 de dezembro, as crianças da Educação Infantil ao 5º ano EF participaram da “Noite de Autógrafos”, momento em que puderam receber seus livros impressos e partilhar com suas famílias, autografando e escrevendo dedicatórias especiais para aqueles que mais amam! Os estudantes também ganharam acesso à versão digital do livro, para poderem compartilhar suas histórias com mais pessoas.

“Cada história foi construída ao longo do semestre, com muita dedicação e com a supervisão das professoras. As crianças foram as protagonistas, escritoras e ilustradoras de suas próprias histórias. Sem dúvida, todo o projeto e o processo de construção dos livros, que culminou na Noite de Autógrafos, foi um momento que ficará registrado na memória e no coração de todas as famílias que participaram”, destacou a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, Daiane de Andrade.

Comments


bottom of page