Grupo do 2º e 3º ano do Ensino Médio fez viagem de estudos para a Argentina
Entre os dias 3 e 7 de outubro, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Medianeira participaram de uma viagem de estudos com destino a Buenos Aires, capital da Argentina. Acompanhados de um grupo de educadores, os estudantes conheceram os principais pontos turísticos e históricos da cidade, com o objetivo de analisar sua dinâmica urbana, compreender as relações do espaço geográfico e de suas estruturas, assim como a influência dos acontecimentos históricos na sua constituição demográfica. Os principais locais visitados pelos estudantes foram: Casa Rosada, Plaza de Mayo, Porto Madero, Jardim Japonês e Caminito.
De acordo com o professor de Geografia do Colégio, Maurício Bergamo, que fez parte do grupo da viagem, o traçado urbano e a arquitetura em estilos Art Nouveau e Neo Clássica de Buenos Aires impressionaram os estudantes. “Os prédios e os palácios do bairro Palermo, que remontam ao início do século XX, e que hoje servem às embaixadas do país, foram contemplados pelo grupo. Durante o passeio de catamarã pelo Rio Delta, entre Porto Madero e Tigre, os estudantes realizaram importantes observações ao sistema de cabotagem, que é a movimentação de cargas entre portos de um mesmo país, e à configuração espacial da cidade, a partir do arquipélago. A paisagem urbana de Buenos Aires, entrecortada por praças, jardins e monumentos históricos contagiou os estudantes, trazendo à tona muita emoção e alegria”, destacou.
Para o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Vítor Polli, a viagem de estudos para a Argentina foi a melhor experiência da sua vida. “Pude visitar lugares incríveis, conhecer um pouco da cultura, da história e do idioma desse país tão próximo ao nosso. Além de momentos de lazer e interação com os colegas e professores, a viagem oportunizou crescimento pessoal, pois, apesar da proximidade com o Brasil, a Argentina tem suas peculiaridades e diferenças, o que aumentou meu conhecimento sobre o país, gerando momentos de aprendizagem que só uma viagem como essa pode proporcionar”, ressaltou Vítor.
A estudante Ana Luiza Basso, do 3º ano do Ensino Médio, destacou que a viagem foi um momento de grande aprendizado. “Visitamos diversos locais importantes de Buenos Aires e conseguimos materializar muitas coisas sobre as quais os nossos professores falavam em sala de aula em relação a arte, cultura, arquitetura e a outros aspectos do país.”
Um dos momentos mais marcantes da viagem foi a visita ao Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (MALBA). Na oportunidade, estava exposta a obra Diego y Yo (1949), de autoria da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), importante artista plástica dos séculos XX e XXI. Os estudantes também tiveram a oportunidade de assistir a um Show de Tango, no restaurante Madero Tango, experienciando mais uma vivência cultural do país, além de provarem da gastronomia argentina.
“Conhecer novos lugares, ter contato com demais culturas, viver o espaço geográfico e sentir a história, possibilita um salto intelectual sem precedentes”, afirmou o professor Maurício, ao se referir à importância da viagem de estudos no projeto de vida dos estudantes.
A Vice-diretora do Colégio, Lizandra Passini, que também acompanhou os estudantes, afirmou que a viagem foi uma experiência encantadora. “Os passeios nos proporcionaram conhecimentos relativos à cultura, gastronomia e fatos históricos que envolvem a linda capital da Argentina. Uma viagem para outro país é enriquecedora em muitos aspectos, como na troca de experiências em relação ao idioma e a moeda estrangeira, por exemplo. Com certeza estes momentos ficarão para sempre na memória de todos.”
Kommentare