top of page

Marista Medianeira conquista premiações na Olimpíada Brasileira do Saber

Os estudantes disputaram a 3ª fase da OBS em São Paulo


Um grupo de 10 estudantes do 9º ano EF ao Ensino Médio do Colégio Marista Medianeira foram premiados na 3ª fase da Olimpíada Brasileira do Saber 2023, que aconteceu de 3 a 7 de julho, em Serra Negra - São Paulo. A OBS é uma competição nacional de alto nível que visa estimular a criatividade e o interesse dos estudantes brasileiros pela Matemática, Língua Estrangeira, Ciências e Robótica. A equipe do Marista Medianeira conquistou o 1º Lugar no Diário de Bordo, na Competição de Barco, em que tinha que produzir um barco utilizando material reutilizável que atravessasse uma piscina de 20 a 25 metros, sem nenhum tipo de contato humano; e o 2º Lugar no desafio de Debate em inglês, no qual teve que construir e apresentar uma argumentação sobre a regulamentação de grandes empresas e a importância desse fator para a liberdade de expressão.

A Olimpíada Brasileira do Saber é uma olimpíada criada por Professores de Escolas Públicas e Privadas (PEPP) e tem o objetivo de apresentar propostas pedagógicas desafiadoras no meio educacional. Além disso, ela passou a fazer parte das olimpíadas científicas consideradas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), sendo classificada no ranking das melhores universidades da América Latina. Para o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio, Júlio Sabka, participar da Olimpíada trouxe muitos aprendizados e novas vivências. “Foi muito interessante participar, nos divertimos bastante e adquirimos novos conhecimentos que podem nos ajudar na nossa formação e desenvolvimento como estudantes e como seres humanos. A Olimpíada contou com diversas palestras, momentos de trocas de conhecimentos aprofundados, quizes, provas que desafiaram nossa capacidade de raciocínio lógico e retórica. Foi muito bom participar e representar Erechim nacionalmente”, destacou o estudante.

“A OBS é uma Olimpíada Científica e dentro dela acontecem diversas tarefas. Ela tem um formato muito interessante, pois é realizada de forma presencial, o que desafia os estudantes a utilizarem seus conhecimentos no “ao vivo”, exercendo a rapidez no raciocínio. A nossa equipe estava entre os melhores estudantes das melhores escolas do Brasil que passaram nas duas primeiras fases da Olimpíada, o que foi muito importante para os nossos estudantes conhecerem outros hábitos de estudo e saberem como as escolas se preparam para desafios como este”, conclui o professor de Física do Ensino Médio e Instrutor de Robótica do Marista Medianeira que acompanhou a equipe, Necleto Pansera Junior.

Sobre a participação em Olimpíadas: No Colégio Marista Medianeira, os estudantes dos diferentes níveis de ensino são incentivados a participarem de atividades que desenvolvam o gosto pelo conhecimento, fortaleçam as aprendizagens e construam a leitura do mundo para além da escola. Neste sentido, o Colégio organiza, anualmente, a participação dos estudantes em concursos e olimpíadas do conhecimento, sendo um momento importante de construção e experimentação acadêmica diversificada, que estimula e desafia as crianças e jovens a reconhecerem seu potencial e buscarem sempre mais. Este tipo de avaliação ajuda os estudantes a aplicarem os conhecimentos e conteúdos aprendidos em sala de aula de forma prática, e ampliam experiências relacionadas ao universo acadêmico externo.

Comments


bottom of page