top of page

Lixo é uma das principais causas de alagamentos na área urbana

A população tem papel fundamental para diminuir este problema, precisa se conscientizar e fazer a destinação correta de todo tipo de resíduo


Lixo é a principal causa de alagamentos na área urbana de Erechim. A separação e destinação dos resíduos domésticos é de responsabilidade de cada cidadão. Desta forma, previne-se a poluição ambiental e, principalmente, os alagamentos no município, já que o lixo, pneus, móveis, utensílios domésticos quando descartados de forma incorreta acabam em rios ou entupindo tubulações de saneamento, o que resulta em problemas para a própria população.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Rafael Colet, afirma que, neste fim de semana, a equipe da Defesa Civil e da força Voluntária retirou um pneu de caminhão dentro da rede de tubulação pluvial na rua Daniel Durli. “Este pneu só vai gerar problemas para a comunidade, primeiro porque impede o escoamento da água da chuva, provocando alagamentos e prejuízos para as famílias, segundo, depois que parar de chover vai acumular água e se tornar criadouro do mosquito da dengue, virando problema de saúde pública. É por isso que a colaboração das pessoas é fundamental”, observa o secretário Rafael.

Outro exemplo, acrescenta ele, ocorreu na rua doutor Américo Godoy Ilha, na esquina com a rua Vilmar Giaretta, no Loteamento Cotrel, onde foi retirado lixo que entupiria a boca de lobo. “Normalmente, os pontos de alagamentos, na área urbana do município, ocorrem pelo acúmulo de lixo na tubulação ”, ressalta o secretário.

Investimentos

Segundo o secretário, Rafael Colet, nestes três anos, foram instalados mais de 11 quilômetros de novas redes de tubulação para escoar a água da chuva. “Desde 2021, mês a mês, a prefeitura realiza obras para ampliar a capacidade de escoamento da água. No entanto, devido ao alto volume de chuva, um pneu ou sacolas de lixo já são suficientes para obstruir a passagem da água e causar alagamentos. A população tem papel fundamental, neste problema, precisa se conscientizar e dar a destinação correta ao lixo”, afirma o secretário.

A Defesa Civil de Erechim, em parceria com as secretarias, ainda realiza a limpeza e desassoreamento de rios em vários pontos do município, fazendo a retirada de galhos, folhas, mas, principalmente, muito lixo acumulado nos córregos localizados dentro da área urbana. “A comunidade precisa fazer também a sua parte”, observa Rafael.

 

 

 

Comentários


bottom of page