As lideranças do SUTRAF-AU participam nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, da Plenária de fim de ano da FETRAF-RS. O evento que ocorre no município de Ipê promove a discussão e análise sobre as ações do ano, bem como o planejamento para 2024.
Nesta quarta-feira, a programação contou com prestação de contas, discussões sobre o trabalho de base em 2024, deliberações sobre crédito fundiário, imposto de renda e habitação. Além disso, ocorreu a apresentação de calendário de ações para 2024, onde foi aprovada a realização do Congresso da FETRAF-RS para os dias 24 e 25 de abril em Erechim com a participação de 500 agricultores familiares.
Já na terça-feira, a Plenária contou com uma análise do panorama político com o tema “A conjuntura e os desafios para o sindicalismo da agricultura familiar” com o professor Neuri Alves e a participação do coordenador da Contraf Brasil, Marcos Rochinski, onde foi realizada uma reflexão sobre o sindicalismo do futuro.
Após a participação de Alves e Rochinski, foram montados grupos de trabalho para o debate sobre a atuação do Sindicato, da FETRAF e da Contraf e posteriormente ocorreu a apresentação do trabalho dos grupos onde foram apresentados as dificuldades deste ano e os avanços significativos, como a retomada de políticas públicas e do processo de formação para jovens, mulheres, Encontro das Mulheres em nível estadual pela FETRAF.
Durante a tarde também foram apresentados relatos das ações da FETRAF em 2023 e foram formados grupos para discussões das principais demandas do sindicato.
Formatura dos jovens
Ainda na terça-feira de noite a Plenária contou com um momento especial, com a formatura do Curso de Jovens da FETRAF-RS, além da entrega do Prêmio Folha Verde, recebido pela FETRAF-RS pela Assembleia Legislativa na categoria Trabalhadores Rurais.
Conforme o coordenador geral do SUTRAF-AU, a Plenária é um momento importante de balanço de ações e planejamento da entidade como um todo. “A Plenária trata de temas pertinentes reunindo todos os sindicatos da FETRAF no Rio Grande do Sul. Nós tivemos 7 jovens concluintes no Curso de Formação de Jovens e 22 pessoas do Alto Uruguai participando da Plenária, então tivemos uma boa representação para esse momento importante de avaliação do ano”, disse.
Segundo o coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, a FETRAF-RS realizou muitas ações neste ano, na defesa dos agricultores familiares, sendo que em diversas pautas ocorreram avanços e outras seguem como um desafio para 2024.
Comments