top of page

Lançamento de obra marca encerramento da SAMURI 2025 na URI Erechim

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 14 de out.
  • 2 min de leitura

O evento reuniu estudantes, docentes e convidados em um momento de valorização da produção científica e artística no campo da saúde


Autoras da obra durante o lançamento no encerramento da Semana de Medicina
Autoras da obra durante o lançamento no encerramento da Semana de Medicina

A URI Erechim (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), celebrou, no dia 03 de outubro, o lançamento da obra “Arte e História em Medicina: Conexões Poéticas”, durante o encerramento da VIII Semana Acadêmica do Curso de Medicina (SAMURI 2025). O evento reuniu estudantes, docentes e convidados em um momento de valorização da produção científica e artística no campo da saúde.


Organizada pelas professoras Elisabete Maria Zanin, Mariele Zawierucka Bressan e Vania Maria Barboza, a obra reúne 19 capítulos interdisciplinares, que articulam medicina, arte, história e linguagem poética, com foco na humanização do cuidado e na valorização da subjetividade dos pacientes.


Com prefácio da médica Maria Helena Itaqui Lopes, membro da Diretoria da Associação Gaúcha de História da Medicina, destacam-se, também, na publicação, análises de obras de arte como as de Frida Kahlo, estudos sobre a história da anestesiologia em Erechim, reflexões sobre saúde mental e exclusão social, além de capítulos que abordam temas sensíveis como depressão pós-parto, reforma psiquiátrica, doação de corpos, próteses médicas, e até mesmo a representação da dor na arte.


Outrossim, a obra apresenta o projeto “Corredores Culturais”, que integra arte e ciência no cotidiano acadêmico, e traz o estudo da tela “Transmutação Poética”, de Teresinha Zanin, como símbolo da fertilidade e da ética no cuidado médico.


Durante o lançamento, as organizadoras destacaram que a obra é fruto de atividades desenvolvidas no componente curricular “Medicina Narrativa e Humanidades Médicas”, e representa um convite à escuta sensível, à empatia e à reflexão sobre o papel da arte na formação médica.


A publicação está disponível no site da URI Erechim e pode ser acessada neste link: https://www.uricer.edu.br/site/publicacoes/255.pdf




 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page