top of page

Jovem da Diocese de Erexim conclui curso de especialização em Pastoral da Juventude



Aprofundar os conhecimentos sobre as especificidades da condição juvenil é essencial para qualificar os processos de evangelização da juventude, sobretudo a partir dos desafios potencializados pela pandemia em todas as realidades.

Uma organização que oferece este aprofundamento é a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude (representada pelo Centro de Juventude Anchietanum), em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), que desenvolve o Curso de Especialização Juventude no Mundo Contemporâneo. É um curso interdisciplinar, apoiado principalmente nas áreas da Sociologia, História, Educação e Teologia. Esta Especialização surgiu a partir da identificação das demandas e desafios que emergem da prática cotidiana com os/as jovens nas atividades educativas formais e não formais. Da mesma forma, reconhece a progressiva importância que essa categoria social assumiu a partir do início do século XX, ganhando cada vez mais relevância para compreender as sociedades modernas, seu funcionamento e suas transformações. Dada a especificidade que essa categoria foi assumindo ao longo da modernidade, deve-se levar em conta que atuar com os/as jovens exige competência conceitual e metodológica específicas que assegurem conhecimento sobre as dimensões sociais, culturais, religiosas, econômicas e políticas da condição juvenil.

Na última semana, foi encerrado o III Módulo da Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo, no sistema híbrido - Online/Presencial, por causa da pandemia da Covid-19.

A secretária liberada da Pastoral da Juventude da Diocese de Erexim, a jovem Rocheli Koralewski participou do Curso. Ela foi admitida nele através da aprovação em um edital de bolsas disponibilizado pela Pastoral da Juventude Nacional e apoiado financeiramente pela Adveniat. O mesmo curso já foi realizado pelo Pe. Maicon Malacarne, quando era assessor da Pastoral da Juventude. (Com informação e fotos da cursista e de arquivo))





Comments


bottom of page