top of page

Jeito simples e escrita marcante – a patrona da 24ª Feira do Livro de Erechim, Joemir Rosset


Evento segue até sábado (29), na Praça do Livro, a Praça Jayme Lago que foi denominada assim durante o evento.


Com um jeito simples e atencioso, a patrona da 24ª Feira do Livro de Erechim, Joemir Maria Camargo Rosset encanta todos que passam pela Praça do Livro, a Praça Jayme Lago, que foi denominada assim por decreto, durante o período do evento.

A dona Geny Oliveira esteve visitando a amiga de longa data no estande da patrona. “Não sei nem explicar a nossa amizade. Ela ser patrona da Feira do Livro é tudo que ela merece. Eu fiquei muito feliz quando soube”, comentou.

Engajamento no evento

A função do Patrono da Feira do Livro é fazer parte da mobilização literária e cultural durante o período do evento. É uma pessoa reconhecida pela Academia Erechinense de Letras e pelo Poder Público como formadora de leitores e contribuinte para a área literária, por isso da indicação da professora e autora, Joemir Maria Camargo Rosset.

“Uma pessoa com jeito simples e escrita marcante. A dona Joemir está encantando a todos e isso nos deixa muito feliz”, comentou a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti.

História da patrona

Nascida em 13 de novembro de 1957 em Erechim, Joemir dedicou grande parte de sua trajetória profissional ao magistério, dando aula em Escolas Municipais e Estaduais em Quatro Irmãos, Três Arroios e Erechim. Ela atuou como catequista voluntária na Paróquia São Pedro e foi fundadora e membro do Grupo de Teatro Popular Geração Arte, colaborando na escrita dos roteiros e atuação nos palcos.

Casada, mãe de 6 filhos, já publicou 18 livros, entre romances, livros infanto-juvenis e infantis. Joemir, já recebeu diversas premiações, como texto inédito, melhor espetáculo teatral, direção teatral, ganhou 2º lugar no concurso Tablado do Café com a poesia “Delírio” e medalha de honra ao mérito no concurso CEPERS com a poesia “Professor Aposentado”. Ela ganhou ainda, o 1º lugar no Concurso Erechim 100 Anos, com a crônica “Empregadas de Castelo”.

Lançamento - O Sapato de Nonato

O Sapato de Nonato é o livro infantil lançado pela patrona na 24ª Feira do Livro. "Esse livro representa a doação, é a história de um menino que foi na escola com um sapato um pouco maior que o pé e os coleguinhas fizeram bullying com ele, então a professora teve a brilhante ideia de fazer um projeto de doação", explicou Joemir. Ela ainda faz questão de evidenciar que um livro não se faz sozinho, exaltando o trabalho da ilustradora Laura Mocelin que contribuiu com a obra.

A dona Heidi Zahner foi até a Feira do Livro pra comprar um exemplar que vai mandar para os netos Eduardo e Lucas que moram em Campo Grande. “Eu fiquei conhecendo ela desde que anunciaram como patrona da Feira do Livro. Depois, o ex-patrono Neivo Zago me falou muito bem dela e eu comecei a ler para conhecer melhor”, explicou.

コメント


bottom of page