top of page

Instalado um Capítulo da Ordem DeMolay em Erechim

Guardiões do Alto Uruguai já conta com 13 membros



Foi instalado no sábado, 4 de junho, em Erechim, no templo da Loja Maçônica Akhnaton, um Capítulo da Ordem DeMolay: Guardiões do Alto Uruguai nº 1198. A iniciativa, que é considerada um marco na história da maçonaria em Erechim, conta com o apoio, incentivo e patrocínio das cinco Lojas Maçônicas de Erechim: José Bonifácio, Obreiros da Liberdade, Akhnaton, Athena e Osíris.

Deram as boas-vindas aos jovens, integrantes de Capítulos da Ordem DeMolay de Marau, Carazinho, Concórdia e Chapecó, além de membros de lideranças estaduais e nacionais.

Presentes mais de 120 pessoas, entre eles, maçons e autoridades, que prestigiaram a Cerimônia de Instalação do Capítulo e dos primeiros cargos, composta por uma tríade de Conselheiros. Foi empossado também o primeiro Conselho Consultivo, do Capítulo recém-instalado, composto por maçons. A solenidade com toda a sua simbologia e encanto emocionou a todos os presentes, especialmente as famílias dos jovens.

Os novos membros, com idade entre 12 e 21 anos, seguirão, a partir de agora, as virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, pilares da formação de homens de bem.

Embora tenham sinais secretos, palavras e modo de reconhecimento, os DeMolays não têm segredos para o mundo no que se refere à sua causa e objetivos. Estão ligados pela melhoria mútua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida digna, varonil, íntegra e patriótica, que será uma honra para os pais e amigos e que merecerá o apreço de todos os homens de bem.

UM LONGO CAMINHO

Segundo comentários dos integrantes das lojas maçônicas de Erechim, este é um legado de superação, resiliência e dedicação. O projeto de um Capítulo DeMolay na cidade de Erechim é antigo e muito desejado por vários irmãos, e que teve que esperar mais de dois anos para acontecer em razão da pandemia. “Ver ele se tornar realidade em um contexto ainda de pandemia, torna o momento histórico ainda mais especial, pois nos mostra que, mesmo em adversidades, podemos seguir adiante e realizar bons trabalhos”, falaram. Eles têm certeza de ter plantado uma nova semente que em breve começará a dar bons frutos para a sociedade de Erechim e da região.

Para o coordenador da cerimônia, o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, Marcelo Caetano de Almeida, é muito gratificante ter a oportunidade de fazer a Instalação de um novo Capítulo. Foi um trabalho longo desde as primeiras conversas até a finalização dessa empreitada. “Ao relembrar os trabalhos que os DeMolays realizam e quantas pessoas já foram beneficiadas por eles, e agora com o começo de uma nova história em Erechim de muito trabalho pela frente, deslumbro o bem que a Ordem DeMolay tem feito para nossa sociedade”, explicou Marcelo Caetano de Almeida.

A ORDEM DEMOLAY NO BRASIL

Presente em todos os estados brasileiros, a Ordem DeMolay ultrapassa a marca de 80 mil membros ativos cadastrados nos últimos 14 anos. E, no mesmo período, a aproximação com a DeMolay International tomou proporções inéditas, transformando a DeMolay Brasil numa referência para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Romênia.

Atualmente, são mais de 600 Capítulos espalhados por todo o território brasileiro, que se reúnem regularmente e garantem que milhares de jovens continuem tendo acesso aos ensinamentos de Frank Sherman Land. Com as Sete Virtudes Cardeais, a Ordem DeMolay transforma a vida de milhares de garotos brasileiros e ajuda na formação de líderes juvenis!





תגובות


bottom of page