top of page

Inscrições para vistoria de propriedades rurais atingidas por granizo abrem nesta terça-feira

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

Chamamento é voltado a famílias do campo atingidas pelo temporal de novembro de 2025.



A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Administração, do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (CONDESA), da Emater/RS-Ascar e da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, abre nesta terça-feira (03) o período de inscrições para vistoria técnica em propriedades rurais atingidas pela forte tempestade de granizo registrada em novembro de 2025.


As inscrições seguem até o dia 14 de fevereiro de 2026 e devem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Gonçalves Dias, nº 22 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


O chamamento faz parte do processo que regulamenta a distribuição de até 5 mil folhas de fibrocimento destinadas a agricultores familiares que tiveram prejuízos em benfeitorias de suas propriedades.


Inscrição é etapa para vistoria in loco

Este período de inscrições tem como objetivo a realização de vistoria técnica in loco, que irá confirmar os danos causados pelo granizo e avaliar quais produtores estarão aptos a receber o material. A quantidade de folhas por propriedade ainda será definida após as vistorias, respeitando critérios técnicos e legais.


Cada inscrição será vinculada a um CPF por propriedade, e os agricultores precisam residir nas regiões atendidas pelo levantamento de áreas atingidas.


Para realizar a inscrição, é necessário apresentar:


Talão do produtor rural


Documentos pessoais


Demanda construída com entidades da agricultura familiar

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, destacou que a ação é resultado de um trabalho coletivo iniciado ainda em 2025. “Essa é uma demanda construída junto às entidades vinculadas à agricultura familiar, em reuniões realizadas ainda no ano passado. Todo o processo está sendo conduzido com responsabilidade, transparência e diálogo, envolvendo a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Administração, o CONDESA e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar”, afirmou o secretário.


Apoio do Legislativo fortalece ação


O vereador Clairton Balen, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, ressaltou a importância da união entre Executivo, Legislativo e entidades representativas do setor. “Essa iniciativa nasce da escuta dos agricultores e das entidades que representam a agricultura familiar. É uma resposta concreta a quem foi duramente afetado pelo granizo e precisa de apoio para reconstruir suas estruturas e manter a produção”, destacou o vereador.


Próximas etapas


Após o encerramento das inscrições, as equipes técnicas farão as vistorias nas propriedades, com acompanhamento da Secretaria de Agricultura, CONDESA, Emater e da Frente Parlamentar. A partir desse levantamento, será definida a destinação das folhas de fibrocimento, conforme os critérios estabelecidos em lei.


--

 
 
 

© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page