Inicia nesta sexta- feira o asfaltamento da RS 420

Prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto assina ordem de serviço, o que autoriza o início da obra.


Lideranças do município e autoridades da região e do estado devem participar nesta sexta-feira, 13, às 15h na comunidade de Lajeado Ouro,  da assinatura da ordem de serviço. A obra de pavimentação dos 17,2km que ligam Aratiba à Volta do Uvá, está orçada em R$ 16,4 milhões.

O asfaltamento é aguardado há mais de 20 anos pela comunidade e só será realizado porque o Governo Municipal assumiu o investimento. A partir de uma autorização do DAER-Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, a prefeitura passou a ser responsável pela obra, que se constitui numa nova alternativa de ligação do Alto Uruguai gaúcho com o Oeste Catarinense e o Paraná.

O empresário Robson Antonio Dalbosco, que está produzindo a primeira safra de tomates em Aratiba numa propriedade que fica a 1 km da RS 420, está otimista. “A nossa mercadoria é sensível, o impacto que ela sofre na rodovia é grande. Sem asfalto, o custo do transporte é maior e a mercadoria desvaloriza um pouco, porque é fruta né? O asfalto vai nos dar mais competitividade, poderemos largar caminhões com segurança. Em dias de chuva, vai melhorar muito”. Neste ano Dalbosco vai produzir mil toneladas de tomate que são vendidos para todo o RS.

Com a obra Aratiba entra para a lista dos municípios com acesso asfáltico pelo RS e para quem vem de Santa Catarina, bem diferente de muitos municípios que ainda esperam pelo asfalto.  O Rio Grande do Sul tem 67 municípios prejudicados pela falta de acessos asfálticos em rodovias estaduais. Muitos deles não têm outro acesso a não ser por estradas de chão. O número foi repassado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA