top of page

Incentivo à profissionalização das Associações de Recicladores de Erechim

  • 13 de abr.
  • 4 min de leitura

Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, repassa R$ 125 mil para quatro associações contempladas no programa Cataforte. Além disso, foram entregues equipamentos, no valor de R$ 130 mil, para todas associações, com recursos de emendas de vereadores



Mais incentivos para melhorar a estrutura operacional das Associações de Recicladores de Erechim, aprimorar processos, profissionalizar o setor, e buscar mais eficiência na gestão dos resíduos sólidos urbanos do município. Esses foram os objetivos do evento que ocorreu, nesta sexta-feira (10), no Ginásio Municipal Renan Carlos Agnolin, com a entrega de R$ 125 mil pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como contrapartida ao programa Cataforte, em que quatro associações foram contempladas. E, também, com o repasse de equipamentos, no valor de R$ 130 mil, para todas as associações, com recursos de emendas impositivas de 2025 do vereador, Claudemir de Araujo, e do ex-vereador, Anacleto Zanela.


Secretaria de Meio Ambiente


O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, inicialmente, agradeceu o apoio do prefeito Polis, dos vereadores, e a presença das oito associações de recicladores do município. "Este é um momento especial porque significa o fortalecimento da reciclagem em Erechim. Estes equipamentos foram adquiridos conforme as necessidades das associações, foram elas que definiram o que era prioridade", afirma o secretário.


Cristiano Moreira ressalta que a reciclagem evoluiu muito, nos últimos anos, em Erechim. "Hoje, ela é feita em sedes próprias das associações ou em galpões pagos pelo município o que representa redução dos custos operacionais das associações e mais dinheiro no bolso dos recicladores, no fim do mês. Isso faz toda diferença", afirma.


O secretário comenta que o trabalho dos recicladores é muito importante pela questão social e econômica, mas, também, pela dimensão ambiental. "Este trabalho proporciona dignidade e renda às famílias, mas tem, também, muito impacto ambiental e na organização da cidade", observa ele.


"Eu gostaria de ressaltar que, em cidades com mais de 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul, Erechim tem o melhor índice de limpeza pública do estado. Esse resultado é construído por todos nós, por cada um de vocês. E o segundo dado que eu gostaria de destacar é que, em 2025, mais de 3 mil toneladas de resíduos foram convertidos em remuneração por vocês, recicladoras e recicladores. Nosso percentual de reciclagem é muito maior que a média do Rio Grande do Sul e do Brasil, e, por tudo isso, todos nós estamos de parabéns", enfatiza o secretário.


ARCAN

"Esses recursos da Prefeitura e Câmara de Vereadores são muito importantes para as associações. O programa Cataforte vai mudar a nossa forma de trabalhar, porque vamos começar a utilizar esteira, prensa, agregando valor ao material reciclado, melhorando a reciclagem em Erechim", afirma a presidente da ARCAN, Franciele de Oliveira Nunes.


Câmara de Vereadores


O vereador, Lindomar Kossmann, representando a Câmara de Vereadores, parabenizou o trabalho de todas as associações. "Nós, como gestores públicos, temos a responsabilidade de fazer algo pelas pessoas, porque estamos representando a população", disse.


Prefeitura


O prefeito, Paulo Polis, comentou que os poderes Executivo e Legislativo estão trabalhando juntos, em Erechim, o que contribui para aprovação de projetos que beneficiam a sociedade, associações, entidades, empresas e, consequentemente, a população. "Em 2009, na minha primeira gestão, tinha mais de 100 carrinheiros puxando lixo pela cidade, até pessoas com mais de 80 anos empurrando carrinho, e, naquela época começamos a mudar esta realidade. Tivemos uma evolução muito grande até os dias atuais, porque cada associação recebe o material no galpão para trabalhar", observa o prefeito.


Paulo Polis lembra, também, que Erechim tem outras ações práticas que incentivam e estruturam a reciclagem no município. "Além do pagamento dos alugueis dos galpões, em 2025, as secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social implantaram o repasse mensal aos recicladores de R$ 700 mais R$ 182 de vale-alimentação. São repasses justos, merecidos, e importantes para complementar a renda dos recicladores, para trazer respeito e dignidade a este trabalho fundamental que mantém a cidade limpa e organizada", afirma.


O prefeito ressalta que poucas prefeituras no Estado e Câmaras de Vereadores têm condições de repassar recursos públicos, como os que estão sendo investidos, nas associações de recicladores.


"Temos que evoluir e a união de esforços permite subir um degrau de cada vez. Aos poucos, vamos consolidando a reciclagem no município, de forma estruturada e proporcionado dignidade para quem trabalha neste setor, que é muito importante para gerar sustentabilidade. Muito obrigado pelo trabalho de vocês. Vamos avançar mais, um ajudando o outro. Sempre em frente, este é o slogan da cidade de Erechim", conclui Polis.



Equipamentos entregues às associações de recicladores



REVIVER

armário metálico

botijão de gás

fogão a gás 5 bocas

micro-ondas

refrigerador

soprador

guincho hidráulico

carrinho de carga - já foi entregue



RECICLANDO PELA VIDA

armário metálico

botijão de gás

carrinho de carga 800kg9

fogão a gás 5 bocas

refrigerador

ventilador de parede

soprador- já foi entregue

impressora- já foi entregue


ARCAN

forno elétrico

ventilador

bebedouro industrial

freezer vertical 246 litros

armário metálico

balança 500kg

carrinho de carga 800kg

fogão a gás 5 bocas

micro-ondas

exautores

refrigerador

soprador- já foi entregue

botijão de gás- já foi entregue

50 cadeiras de plástico – já foi entregue

cadeira para escritório – já foi entregue

cadeira para escritório diretor – já foi entregue

mesa para escritório – já foi entregue


ARFIN

além dos itens relacionados, a recicladora recebeu a reforma no pavilhão no valor total de R$ 28.000,00.

carrinho de carga

impressora

soprador

forno elétrico


UNIDOS

armário metálico 12 portas

balança plataforma 500 kg

carrinho de carga 800kg

fogão a gás 5 bocas

refrigerador 2 portas, 440 litros


CIDADE LIMPA

balança plataforma 500kg

carrinho de carga 800 kg

fogão a gás 5 bocas

micro-ondas

impressora

bebedouro industrial


FILHOS DO REI

armário metálico 12 portas

carrinho de carga 800kg

micro-ondas -

refrigerador

soprador-

balança plataforma 500 kg – já foi entregue


ACRFN

botijão de gás (2)

carrinho de carga 800 kg

fogão 5 bocas

micro-ondas

impressora

refrigerador 2 portas

ventilador de parede

soprador – já foi entregue

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page