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Hospital Santa Terezinha realiza mais de 276 mil atendimentos em 2023



Os indicadores assistenciais da Casa de Saúde mostram um crescimento entre 4% a 12% em comparação com o período anterior


Indicadores Assistenciais FHSTE

Atendimentos: 276.228 atendimentos

Atendimentos Pronto Socorro: 79.105 consultas

Internações: 15.166 internações hospitalares

Cirurgias: 13.619 procedimentos cirúrgicos

Exames Laboratoriais: 726.951 exames laboratoriais

Exames de Imagem: 60.980

Central de Especialidades: 15.333 atendimentos


A Fundação Hospitalar Santa Terezinha apresentou seus indicadores do ano de 2023 e os números expressivos mostram a eficiência da Casa de Saúde que atende majoritariamente a rede pública de saúde (SUS), sendo referência para 33 municípios da área de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU).


Para se ter ideia dos serviços realizados, somente em relação aos atendimentos foram registrados 276.228. Já no que se refere a cirurgias, 13.619 procedimentos cirúrgicos foram realizados no Santa Terezinha e mais de 726 mil exames laboratoriais registrados. Outros indicadores mostram mais de 79 mil consultas, 15.166 internações hospitalares, mais de 60 mil exames de imagem e 15.333 atendimentos na Central de Especialidades.


Vale destacar que o Hospital Santa Terezinha realiza diversos serviços de média e alta complexidade e por esta razão atente também usuários oriundos de outros 15 municípios em virtude da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), totalizando 48 municípios e uma população de aproximadamente 350 mil habitantes.


A direção da Instituição de Saúde monitora os indicadores das portas de acesso na periodicidade semestral e anual, como: pronto atendimento, internações, central de especialidades, oncologia, radioterapia, laboratório, cirurgias, Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros, com o objetivo de verificar indicadores de saúde, oscilações para mais ou para menos, períodos de sobrecarga, equipes multiprofissionais e seus reflexos na qualidade da assistência.


Na avaliação da direção da FHSTE sobre os indicadores do ano de 2023, num comparativo com ano anterior, foi verificado que os indicadores assistenciais cresceram de 4% a 12%, o que demonstra que a Casa de Saúde/SUS, apesar das dificuldades enfrentadas conseguiu honrar com sua missão primordial que é a assistência secundária e terciária aos usuários do Sistema.


Os números do ano passado foram significativos, o que demonstra a relevância do hospital para Erechim e região, sendo uma das maiores Casas de Saúde/SUS do interior do do Rio Grande do Sul e também um dos hospitais mais resolutivos.


A direção da Instituição mantém ações prioritárias na assistência, mas também busca de forma permanente firmar sociedades com os entes parceiros, União, Estado e Municípios, no propósito de executar obras estratégicas e renovar o parque tecnológico, ambos necessários para ampliar o acesso, qualificar a assistência e aumentar a capacidade resolutiva do hospital.


“Em que pese as dificuldades financeiras da instituição, por trabalhar na sua grande totalidade com tabelas SUS (99,5%), o Hospital vem cumprindo com seu propósito de prover assistência na média e alta complexidade aos usuários da rede pública de saúde, com números que surpreendem ano após ano. Muitos avanços foram alcançados em 2023, fruto de um esforço coletivo envolvendo vários atores”, destaca o diretor Executivo do Santa, Jackson Arpini.


Para o Prefeito Paulo Polis esses números refletem a importância do Santa Terezinha para a saúde pública regional. “O Hospital Santa Terezinha tem atuado em várias frentes sempre buscando e primando pela qualificação de suas ações e serviços voltados à comunidade usuária da rede pública de saúde, através da melhoria de seus serviços assistenciais e também de obras físicas e da renovação de equipamentos. Estamos comprometidos em proporcionar atendimento de qualidade aos cidadãos, regionalizando a saúde e humanizando ela para as pessoas. O Hospital Santa Terezinha está pronto para oferecer cada vez mais, serviços de saúde com excelência”, finaliza Paulo Polis.


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