top of page

Hospital Santa Terezinha inicia instalação de mamógrafo para entrega à comunidade SUS

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) informa que, após conclusão dos trabalhos de adequação da nova sala para receber o mamógrafo, os técnicos da empresa vencedora do processo licitatório vieram a Erechim para dar início no processo inicial de montagem do novo equipamento.

A direção do Hospital informa que primeiramente foram observadas as questões técnicas e legais com relação ao estudo radiométrico e adequação do ambiente em conformidade com as normas vigentes.

Na sequência, o engenheiro elétrico da empresa responsável realizou a finalização da montagem, interfaceamento elétrico e digital e deu a partida técnica, para verificar a performance do equipamento.

Vencida as etapas iniciais de adequação do ambiente, montagem e partida técnica o local foi supervisionado por profissional físico, que realizou os laudos radiométricos para liberação do mamógrafo. Com a conclusão dos laudos os documentos foram enviados à Vigilância Sanitária para análise e vistoria técnica, observando os trâmites legais.

“Estamos vencendo todas as etapas para entregar o mamógrafo à comunidade SUS. Várias etapas foram transpostas para que chegássemos a esse momento, não podemos fugir do rito processual e técnico”, disse a direção do Santa.

O equipamento MAMMONAT FUSION vai substituir o antigo mamógrafo que, após 19 anos de vida útil apresentou problemas técnicos sendo necessária à sua retirada de circulação.

O mamógrafo foi adquirido mediante processo licitatório e custou R$ 1.012.000,00. O equipamento de imagem foi adquirido mediante repasse de emendas impositivas dos vereadores de Erechim: Ana de Oliveira, André Jucoski, Emerson Schelski, Carlos Zanini, Alessandro Dal Zotto, Anacleto Zanella, Juares Bernardi, Renan Soccol, Wallace Soares e Sérgio Alves Bento.

A direção da Casa de Saúde explica que a adequação da sala e instalação do equipamento compreende a Etapa 2 da revitalização do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e a etapa final prevê a adequação da sala dos exames de ultrassonografias, que tem um projeto tramitando junto ao Ministério da Saúde, para aquisição de um novo aparelho em consonância com Portaria nº 544/23.

“Colocar um equipamento desta dimensão requer também atender vários processos técnicos e legais, para que possa entrar em pleno e regular funcionamento com qualidade, tecnologia e segurança. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria firmada com o Poder Legislativo e com os envolvidos no processo de instalação, de maneira especial, os serviços internos de engenharia e arquitetura e serviços de manutenção, que não mediram esforços para a finalização desta segunda etapa”, coloca o diretor Executivo, Jackson Arpini.

O próximo passo previsto é o treinamento da equipe do hospital para correto manuseio do equipamento, fato que deve ocorrer também com recursos humanos da empresa responsável pelo fornecimento equipamento (Siemens), com previsão, segundo agendamento prévio, para os dias 22, 23 e 24 de janeiro. “Neste momento estamos aguardando liberação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) para o treinamento e, posterior o mamógrafo será entregue em ato oficial aos usuários da rede pública de saúde de Erechim e região”, finaliza Jackson Arpini.

--

Comments


bottom of page