Hospital Santa Terezinha forma novos especialistas em solenidade de residência médica
- há 43 minutos
- 3 min de leitura
Cerimônia marcou o encerramento de um ciclo de formação e o início de novas trajetórias na medicina

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) realizou, na noite desta sexta-feira (20), a solenidade de conclusão dos Programas de Residência Médica. O evento ocorreu no Espaço Cooperar Sicredi e reuniu formandos, familiares, autoridades, preceptores e profissionais da instituição. Ao todo, 11 médicos concluíram a residência em diferentes especialidades, habilitados a atuar em suas áreas.
A residência médica no Hospital Santa Terezinha teve início em março de 2014 e, desde então, já formou mais de 50 especialistas. Ao longo dos anos, o programa tem se consolidado como um importante espaço de ensino, assistência e desenvolvimento profissional, contribuindo diretamente para a qualificação da saúde na região do Alto Uruguai.
Fortalecendo a rede de saúde local
A mesa de autoridades foi composta pelo diretor executivo da FHSTE, Rafael Martins Ayub; pelo diretor técnico e coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Celso David Lago; pela superintendente assistencial, Enfª. Liandra Angela Munarini; pelo secretário de Saúde do Município de Erechim, Vianei Mueller; e pelo representante do Legislativo municipal, vereador Ricardo Argenta.
Durante a solenidade, o diretor técnico e coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Celso David Lago, destacou a importância da formação médica especializada e o impacto do programa na região. “Integrando ensino com certificação de qualidade, a residência médica do Hospital Santa Terezinha tem trilhado um caminho consistente desde sua implantação. Ao longo desse período cuidamos de histórias e famílias, superamos desafios e crescemos juntos. Cada residente deixa uma marca profunda em nossa instituição e a certeza de que contribuiu para o cuidado da população”, afirmou.
O secretário de Saúde do Município de Erechim, Vianei Mueller, enfatizou o papel da residência médica para o fortalecimento da rede pública de saúde. “A residência médica tem um papel fundamental no fortalecimento da rede pública de saúde, pois forma profissionais qualificados e comprometidos com o cuidado à população”, destacou.
A cerimônia contou ainda com um momento de reconhecimento e homenagem aos médicos formados pela instituição, que seguem suas trajetórias profissionais contribuindo com a assistência e com o ensino local. A homenagem reforçou o papel da residência médica na formação de profissionais comprometidos com a qualidade do cuidado e com o desenvolvimento da saúde regional.
Especialidades
Os certificados foram entregues aos concluintes, com a participação dos supervisores e representantes das especialidades, conforme as seguintes áreas:
Cirurgia Geral
* Luiz Augusto Sousa Oliveira
* Rogger Elano Hoeltgebaum Rodrigues
Clínica Médica
* Gabriela Pulga
* Igor Valentini
* Morgana Rörig
Ginecologia e Obstetrícia
* Ana Laura Constantino
* Thalia Regina Fontana Sasset
Medicina de Família e Comunidade
* Piero Luigi Dariva
Pediatria
* Fernanda de Oliveira
* Graziele Salcher
Radiologia e Diagnóstico por Imagem
* Patricia Caroline Chiapetti
Para o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Martins Ayub, a formação dos novos especialistas reforça o compromisso da instituição com a qualidade do atendimento à população.
“O Hospital Santa Terezinha é uma instituição que forma, qualifica e sustenta o cuidado com base na ciência e na humanidade. Somos 100% SUS, e se formar em um hospital como o nosso é assumir um compromisso com a excelência e, principalmente, com o servir. Para muitos municípios, somos referência e parte de uma engrenagem que precisa funcionar com responsabilidade e dedicação e a residência médica está inserida nesse contexto. Meu agradecimento a todos que tornam isso possível e os parabéns aos formandos por essa conquista”, ressaltou.









Comentários