top of page

Hospital de Caridade garante novos leitos de UTI covid-19

Ampliação foi discutida com o prefeito de Erechim e presidente da AMAU, Paulo Polis. Direção do Hospital, porém, alerta para risco de colapso caso não haja colaboração da comunidade



A direção do Hospital de Caridade está ampliando o total de leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com a covid-19. A medida foi definida em reunião entre o diretor presidente do HC, Cláudio Galli, o superintendente geral, Claudiomiro Carus, e o administrador do Hospital, Éder Spitcza, com o prefeito de Erechim e presidente da AMAU, Paulo Polis, na manhã desta segunda-feira, 22.

O grupo tomou a decisão considerando o cenário de agravamento da pandemia, que colocou a região de Erechim, a partir desta terça-feira, 23, em bandeira preta, conforme modelo de Distanciamento Controlado estabelecido pelo governo Estado.

De acordo com o superintendente geral do HC, Claudiomiro Carus, inicialmente três novos leitos já devem entrar em funcionamento, sendo que os demais serão disponibilizados conforme a demanda regional. Com isso, o HC disponibiliza 12 leitos a serem ocupados por pacientes de convênios, particulares e SUS.


Esforço coletivo e risco de colapso

"Cientes da necessidade, estamos fazendo um esforço logístico e humano para ampliação dos leitos. Porém, os recursos físicos, tecnológicos e, especialmente de pessoal, são finitos. Se não houver uma desaceleração dos casos positivos, devido ao descumprimento dos protocolos, o sistema de saúde de Erechim e região entrará em colapso em breve", destaca Carus, para quem a única forma de "vencer essa situação é cada um fazer a sua parte. Nós do HC estamos fazendo a nossa".

Os novos leitos de UTI covid-19 do HC funcionarão por meio de parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.


Foto: Agência Brasil


Confira vídeo publicado pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, sobre a ativação de novos leitos em Erechim


bottom of page