top of page

Hospital de Caridade de Erechim promove treinamento de Cirurgia Endoscópica de Coluna

A técnica permite uma recuperação mais rápida e menos dolorida para os pacientes



Nos dias 17 e 18 de março de 2023, o Hospital de Caridade de Erechim realizou um treinamento de cirurgia endoscópica de coluna, ministrado pelo renomado neurocirurgião Dr. Samir Asad Nimer, com ampla experiência em cirurgias da coluna vertebral.

A técnica minimamente invasiva foi apresentada detalhadamente aos médicos participantes no primeiro dia de treinamento, quando puderam executá-la em um boneco modelo anatômico, sob a orientação do Dr. Samir. Já no segundo dia, o neurocirurgião realizou uma cirurgia de hérnia de disco endoscópica, que foi assistida pelos demais médicos e equipe.

A cirurgia endoscópica é uma técnica minimamente invasiva que apresenta diversas vantagens em relação aos procedimentos tradicionais. Dr. Samir afirma que “Através da cirurgia endoscópica o paciente tem várias vantagens. Além de reduzir o risco de complicações, ele tem um menor tempo de internação, uma recuperação mais rápida, com menos dores, e tem alta no mesmo dia, inclusive podendo sair caminhando e retomar suas atividades mais precocemente.”

Dentre os médicos participantes e, a partir de agora, aptos a realizar o procedimento estavam os ortopedistas-traumatologistas Eliseu Netto, Rodrigo Mocelin, Marcos Antônio Busetto e os neurocirurgiões Rafael Badalotti e Diego D'Agostini. Também fizeram parte da equipe a Anestesiologista Fernanda Cristina Ilha Algarve, o técnico em radiologia Fabrício Borelli, os técnicos em enfermagem Ana Paula Kiebovicz, Emanuelli Klosinski, Fernanda Cappellesso e Fernando de Oliveira Machado e a enfermeira Cátia Mingotti.

Segundo Badalotti, a implementação da cirurgia endoscópica de coluna em Erechim proporcionará diversos benefícios para a comunidade regional, trazendo uma técnica que é considerada o padrão ouro mundial para tratamento da hérnia de disco e outras patologias. "O treinamento foi fundamental para que possamos oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno e seguro em termos de cirurgias da coluna vertebral", destaca o Dr. Badalotti.

O treinamento foi promovido em parceria com a empresa Improtec - Comércio de Materiais Cirúrgicos, que forneceu todo o material necessário para a realização da cirurgia.

O Hospital de Caridade de Erechim continua investindo em capacitação e inovação para oferecer o melhor atendimento à comunidade, sempre buscando a excelência no tratamento e na recuperação de seus pacientes.


bottom of page