Hospital de Caridade de Erechim lança Código de Conduta Ética
- 5 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Com a proposta de explicitar e pautar o comportamento esperado pelos colaboradores, o Hospital de Caridade de Erechim lançou nesta terça-feira, 4, seu Código de Conduta Ética. O material, embasado na missão, valores e visão da instituição, apresenta regras e normas que sistematizam a postura e o que se espera no cumprimento das atividades profissionais, além de delinear a cultura e as políticas organizacionais do HC.
A apresentação do Código foi feita durante evento que reuniu lideranças das esferas públicas e privada do município, no auditório da casa de saúde. Na ocasião, o superintendente geral do Hospital, Claudiomiro Carus, pontuou a lisura, a transparência e a responsabilidade com que o HC atua, a partir do trabalho de seus colaboradores. Segundo ele, o impacto do Código de Ética será positivo não apenas para a instituição, mas para a sociedade em geral.
Já o presidente do HC, Claudio Galli, afirmou que o momento era especial para o Caridade, colaboradores e comunidade. ‘A ética nunca foi tão necessária. Com a formalização escrita de condutas, reforçamos ainda mais o caráter e nossa postura em defesa da integridade’, frisou Galli.
Na mesma linha seguiu o vice-presidente do Conselho de Administração Jandir Santolin, para quem a iniciativa é bem-vinda, reforçando a atuação do Hospital em defesa de princípios morais. ‘A ética vem de casa e deve se ramificar no trabalho e nas relações sociais’, observou.
A solenidade de lançamento do Código foi marcada, também, pela realização de painéis abordando o tema ‘ética’, ministradas pelas professoras doutoras, Giana Sartori, da URI, e Adriana Storti, do IFRS.
Ao final, coube ao administrador e representante da Comissão de Ética e Compliance do HC, Éder Spitcza, apresentar o conteúdo do Código – tanto em meio físico quanto digital, eis que o material está disponível, também, no site do Hospital: www.hce.com.br. Outra novidade é o canal de Ética, aberto no mesmo endereço eletrônico.
Gestão profissional
Além de orientar o comportamento dos colaboradores, o Código de Conduta Ética é mais um passo no processo de Acreditação Hospitalar do HC. O texto dialoga, ainda, com processos de gestão interna, Compliance e as relações externas mantidas pelo Caridade com clientes, fornecedores e outros.
Saiba mais
- O Código de Ética do HC prevê as chamadas ‘Condutas Nota 10’ – referências construtivas para orientar a atuação profissional. São elas: Aprendizado; Comprometimento; Comunicação; Ética; Excelência no atendimento e assistência; Humanização; Profissionalismo; Relacionamento intrapessoal; Responsabilidade socioambiental; e Zelo pelo patrimônio.
- O manual se preocupa com diversas áreas, como a relação com o meio ambiente; direitos humanos; condições de trabalho; compromisso com leis, regulamentos e normas; assédio, preconceito, violência, intimidações e conteúdo impróprio no ambiente de trabalho; condutas em mídias e redes sociais; conflitos de interesse; e políticas anticorrupção.
- O conteúdo alcança a todos os colaboradores do HC, sendo estes assim considerados: associados; conselheiros; diretores; funcionários; médicos do corpo clínico; médicos plantonistas; residentes; estagiários; aprendizes; voluntários e prestadores de serviço.
Comments