Hospinorte reconhece importância dos hospitais menores no enfrentamento à Covid-19 na região




A Hospinorte - Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – realizou, na manhã do dia 22, reunião ordinária on-line por meio de videoconferência com seus associados, que representam 13 estabelecimentos de saúde da região Norte do Estado, sendo a grande maioria da Região Alto Uruguai.

Coordenada pelo presidente Lucir de Conto, a reunião debateu a atual situação dos hospitais e as dificuldades encontradas pela falta de insumos e medicamentos e queda na receita em razão, principalmente, da suspensão das cirurgias eletivas. Os participantes afirmaram ainda preocupação com os custos fixos dos hospitais e a tabela SUS congelada. Para eles, se desenha para o futuro uma situação muito difícil para os hospitais, porém, uma constatação foi unânime: a importância dos pequenos hospitais na estrutura de saúde da região e no enfrentamento à Covid-19, mesmo que ainda não reconhecida.

Outro tema abordado foi com relação ao retorno dos treinamentos promovidos pela Hospinorte para os recursos humanos dos estabelecimentos hospitalares, com limitação de público e cumprindo com todos os protocolos sanitários. A reunião encerrou com um debate sobre o dissídio coletivo dos trabalhadores.