top of page

Hospinorte realiza reunião e se prepara para novo processo eleitoral




A Hospinorte - Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – realizou, na manhã do dia 20 de outubro, a sua reunião mensal no Centro Clínico do Hospital de Caridade de Erechim. O encontro foi coordenado pelo presidente Lucir de Conto. Entre os temas da pauta estava a formação de chapa para as eleições 2022 e encaminhamentos para o próximo ano.

O presidente Lucir de Conto iniciou sua manifestação lembrando que o ano está se encaminhando para o final, porém ainda há pendências a serem resolvidas, entre elas a questão do piso da enfermagem, que foi suspenso por ordem do STF, até que se indique a fonte de recursos para o custeio do valor, ou seja, se apresentem projetos orçamentários palpáveis que visam garantir a permanência efetiva do pagamento do piso salarial da enfermagem.

Entre as questões debatidas também estavam a renovação dos contratos dos hospitais com os municípios no final do ano e as exigências das vigilância sanitária como dos estabelecimentos apresentarem Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que é um conjunto de documentos técnicos que irão conter os procedimentos indispensáveis para, de acordo com a portaria Nº 3.523/98, verificar o estado de limpeza, a remoção de sujidades e a manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização. Essas ações têm os objetivos principais de auxiliar no aumento da vida útil do aparelho, de melhorar a qualidade do ar e de gerar um melhor conforto térmico.

UNIÃO

Outra exigência é o Plano de Gerenciamento das Tecnologias em Estabelecimentos de Saúde, com o objetivo de estabelecer os critérios mínimos a serem seguidos para o gerenciamento de tecnologias utilizadas na prestação de serviços, de modo a garantir a sua qualidade, eficácia, efetividade e segurança, sendo fundamental para prevenção de eventos adversos graves. O que ficou acordado na reunião é buscar uma assessoria que possa orientar todos os hospitais da mesma forma e auxiliar na construção os Planos.

Antes do encerramento, dentro da sua missão de promover a qualificação e capacitação dos profissionais que atuam nas instituições prestadoras de serviços de saúde da região, os participantes da reunião da Hospinorte apresentaram alguns temas para os treinamentos do próximo ano e foram relacionados os que ainda serão realizados até o final do ano.


Comments


bottom of page