Repor líquidos e adotar hábitos saudáveis ajudam a evitar complicações durante o verão

Nos dias de calor intenso, o corpo perde líquidos pela transpiração e respiração. A falta de reposição adequada pode causar o fechamento dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação e aumentando a viscosidade do sangue, o que eleva a frequência cardíaca.
“O organismo precisa trabalhar intensamente para se manter em funcionamento. Esse esforço extra faz com que o coração bata mais rápido para compensar a maior demanda de energia”, explica Luis Beck da Silva Neto, presidente da SOCERGS.
Para prevenir complicações, a hidratação constante é indispensável. Além disso, é importante monitorar a pressão arterial regularmente, manter uma alimentação equilibrada, moderar o consumo de álcool e praticar atividades físicas de forma moderada.
Grupos de risco, como pessoas com doenças crônicas ou fatores predisponentes, devem estar em dia com a avaliação médica e redobrar os cuidados. O verão é uma estação para aproveitar, mas sem abrir mão da saúde e da segurança.
Em caso de dúvidas ou suspeita de problemas cardíacos, procure um médico cardiologista. Mais informações podem ser encontradas no site www.socergs.org.br.
Redação: Marcelo Matusiak
コメント