Grupos Temáticos do Coder estão na etapa final da Agenda de Ações Estratégicas Municipais

A Agenda está sendo concluída com as visões para 2024 e 2040 que cada grupo elencou para a cidade de Erechim nas respectivas temáticas, objetivos, indicadores e metas para 2024



Cinco Grupos Temáticos do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) - Saúde, Educação, Turismo e Cultura, Desenvolvimento e Planejamento Urbano - já finalizaram a Fase 3 da Agenda Estratégica de Erechim e realizaram a apresentação para a Diretoria, de forma online. Esta é a última etapa do programa, compreendida de indicadores e metas para 2024, baseados nos desafios e oportunidades levantados na Fase 1 e objetivos e ações elencados na Fase 2. Faltam apenas dois Grupos Técnicos realizarem as suas apresentações – Social e Segurança e Gestão Pública -, que estão agendadas para a próxima semana.

A Agenda está sendo concluída com as visões para 2024 e 2040 que cada grupo elencou para a cidade de Erechim nas respectivas temáticas, objetivos, indicadores e metas para 2024 e ações e ainda, cada temática está sendo alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, que traça um plano global com 17 objetivos e 169 metas para que os 193 países-membros da ONU caminhem em direção à sustentabilidade. Como o próprio nome sugere, os objetivos deverão ser alcançados até o ano de 2030 e visam o equilíbrio entre os setores econômico, social e ambiental. O que se busca é a garantia de um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável. Da erradicação da pobreza e da fome à igualdade de gênero e saúde de qualidade, da água potável e saneamento ao trabalho digno e crescimento econômico, da redução das desigualdades à educação de qualidade, das energias renováveis à ação climática, esta Agenda reflete o equilíbrio entre cinco princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade que se apresentam como pilares desta estratégia global.

Com esta fase concluída, está se encaminhando para o fechamento e validação da Agenda de Ações Estratégicas Municipais, com a consolidação de todas as temáticas em um documento único, que irá contribuir para os projetos a serem desenvolvidos nas futuras Câmaras Técnicas do CODER, que serão estruturas e instaladas em seguida, bem como para a gestão pública para os próximos anos.