Fifo Parenti reforça valorização das raízes italianas ao entregar Troféu Castelinho na Expo Erechim
- Najaska - Jornalismo

- há 4 dias
- 2 min de leitura
Em reconhecimento aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e relevantes serviços prestados à comunidade erechinense

A manhã de quinta-feira (20) ganhou um significado especial na Expo Erechim, evento conhecido por impulsionar negócios, abrir novas oportunidades e valorizar a história que construiu a identidade da região. A conexão com as raízes foi reforçada às 10h, quando o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, ministrou uma palestra que integrou a programação oficial da feira.
Aproveitando o momento, o presidente do Legislativo, Fifo Parenti, realizou a entrega do Troféu Castelinho ao diplomata, em reconhecimento aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e aos relevantes serviços prestados à comunidade erechinense. A honraria é a mais alta concedida pelo Parlamento Municipal.
“Conforme a Resolução 304 de 2007 do Poder Legislativo Municipal de Erechim, estamos concedendo a maior honraria do Legislativo, o Troféu Castelinho, pelos relevantes serviços prestados ao município por meio do seu trabalho como cônsul-geral da Itália em Porto Alegre. Mas, sobretudo, pelos 150 anos da imigração italiana”, destacou Fifo Parenti.
O presidente também reforçou a importância da presença do diplomata na cidade. “Pouca gente se dá conta, mas são mais de 7 mil pessoas só aqui em Erechim com cidadania italiana. E, receber o Cônsul-Geral Valerio Caruso aqui na cidade tem um significado enorme”, afirmou Fifo Parenti.
A relação entre Caruso e Erechim se intensificou a partir de sua primeira visita ao município, em 2023, quando o projeto itinerante Andiamo trouxe para mais perto da comunidade serviços consulares que costumavam estar concentrados na capital. Na ocasião, moradores puderam realizar coleta de dados biométricos para emissão e renovação de passaportes italianos, fortalecendo ainda mais os laços com suas origens.








Comentários