Festival de Coros Femininos mostra a força da voz feminina

Quem foi ao Salão de Atos da URI Erechim no final da tarde deste domingo, 21, ficou

encantado e fortalecido com o Festival de Coros Femininos, que mostrou a força da voz feminina, celebrando o “Outubro Rosa”, mês que simboliza a força da mulher, não só no combate ao câncer, mas em um sentido ainda mais amplo, através do Projeto “Mais Música”, ao reunir grupos vocais e corais exclusivamente femininos pela primeira vez no Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pelo Coro da URI Erechim, sob a direção artística do maestro Márcio Buzatto. O local ficou lotado. O Projeto “Mais Música” é uma promoção da Furi Campus Erechim, através do Coro da URI, desenvolvido através do Governo Federal, Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BRDE, Cavaletti, Durli Leathers, Sementes Estrela e Soccol Barbieri.

O “Mais Música” prevê a realização de uma série de atividades culturais na cidade com foco

na música coral e orquestral. A direção artística é do maestro Marcio Buzatto. Na programação estão incluídos Festival de Coros, apresentações em igrejas e entidades sociais e um grande concerto no final do ano, com a participação de músicos, solistas e um artista convidado. Todas as ações terão acesso gratuito e buscam a democratização do acesso à música e a formação de público.

OS COROS FEMININOS

Todos os coros que participaram do Festival fizeram belíssimas apresentações. Todos

apresentaram três músicas, com exceção do coro que veio do Paraguai, pois a plateia pediu mais uma.

O primeiro a subir ao palco foi o Coro da URI Erechim, que recepcionou a todos. Ao encerrar sua apresentação, uma ex-integrante do Coro da URI, a professora Helena Confortin, subiu ao palco e relembrou como foi a trajetória do coro, iniciado quando a universidade ainda era Fapes. Um relato fiel dos acontecimentos, das apresentações, das dificuldades e o sucesso de hoje. Ao final, entregou ao maestro Márcio Buzatto, uma caixa com os primeiros protocolos das apresentações e recortes de jornais com a história do Coro da URI Erechim.

Em seguida, subiram ao palco o Grupo Vocal Som & Arte, de Passo Fundo, com a Maestrina Marisa Eichelberger; o Grupo Vocal Porto Alegretto, de Porto Alegre, com o Maestro Lucas Alves; o Coral Municipal Vida e Canto, de Gaurama, com o Maestro Eduardo Trierveiler; o Grupo Vocal Tramavoz, de Carlos Barbosa, dirigido pelo Maestro Martin Altevogt; o grupo Bruxas & Musas, de Porto Alegre, com o Maestro Pablo Trindade; e o Grupo Da Capo – Coro Gubernamental de Itapúa (Paraguai), com a Maestrina Maria Vanessa Utz. Foi um belíssimo espetáculo que maravilhou a todos.