top of page

Família de número 6 mil recebeu suas telhas hoje

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

Solidariedade, trabalho coletivo e histórias de superação marcam a maior ação de apoio às famílias atingidas pelo temporal de 23 de novembro


ree

A reconstrução de Erechim após a forte tempestade de granizo do dia 23 de novembro segue avançando com união, empatia e muito trabalho. Nesta quinta-feira (18), o município alcançou uma marca simbólica e emocionante: 6 mil famílias já retiraram telhas e mais de 155 carretas que totalizam cerca de 155 mil telhas foram entregues, garantindo novamente abrigo, segurança e tranquilidade para milhares de lares.


Desde os primeiros dias após o temporal, que segundo a Defesa Civil, afetou 10.874 famílias e mais de 43 mil pessoas, o trabalho foi intenso e contínuo. A ação envolve visitas técnicas, entrega de vouchers, organização logística e a retirada do material, mobilizando equipes da Prefeitura, voluntários e a própria comunidade.


A família que representa milhares


A família de número 6 mil simboliza bem o espírito de superação que tomou conta da cidade. Aldaisa Demarco e o marido, Jairo Pinto, ex-servidor público que ficou cego há alguns anos, não tinham como buscar as telhas sozinhos. A solução veio pela solidariedade: voluntários se mobilizaram e levaram o material até a residência do casal, na tarde desta quinta-feira (18).


Aldaisa relembra com emoção os momentos de medo vividos durante o temporal. “Quando começaram as pedras do tamanho de ovo de galinha foi assustador. Começou a chover e a água entrou dentro de casa. Eu já estava preocupada, sem conseguir ir buscar as telhas, porque não tinha como deixar meu marido sozinho. Mas conseguimos ajuda e só temos que agradecer”, contou.


Jairo, que dedicou mais de 20 anos ao serviço público, também fez questão de reconhecer o esforço coletivo. Ele elogiou o trabalho da equipe da Prefeitura e a dedicação de todos os envolvidos na ação.


Medo, perdas e o alívio de voltar a dormir em paz


Outra história que traduz o impacto do temporal é a da Tereza Oliveira da Rosa, diarista de 70 anos. Ela lembra do pavor ao ver o granizo destruir vidros e o telhado de casa. “Eu peguei o cachorrinho e me escondi embaixo da mesa. Cheguei a dormir sentada, no canto, em cima da caixa da lenha, que era onde não chovia. Agora, graças a Deus, meu ranchinho está coberto. Eu deito e durmo tranquila”, relatou, emocionada.


Voluntariado que move a reconstrução


Além da ação do Poder Público, o período foi marcado por inúmeros gestos voluntários. Um deles veio de Jorge Strieski, empresário que, durante 15 dias, realizou frete solidário para ajudar na entrega das telhas.


“A gente tem uma micro e pequena empresa que presta serviços para a agricultura. Como a safra já estava no final, resolvi doar meu tempo e trazer funcionários para ajudar. Fui me empolgando e já são 15 dias de ajuda. Ser voluntário é ajudar o próximo, sem discriminar, por vontade própria e sem interesse em retorno. A gratidão é a motivação. O agradecimento que a gente recebe das pessoas não tem dinheiro que pague”, afirmou.


Nova etapa de atendimento


Com o encerramento das retiradas de telhas nesta quinta-feira (18), a ação entra em uma nova fase. A partir da próxima semana, famílias que ainda necessitarem de apoio deverão procurar o Setor de Habitação, localizado na Avenida Salgado Filho, 227 – Centro. No local, a equipe técnica fará os atendimentos, avaliações e os devidos encaminhamentos conforme cada situação.


O prefeito de Erechim, Paulo Polis, também destaca o trabalho de todos envolvidos e mobilizados na reconstrução do município, especialmente por ser tratar de uma época de festas e fim de ano. “Chegar à marca de 6 mil famílias atendidas é, acima de tudo, a prova de que Erechim é uma cidade solidária, que não vira as costas nos momentos difíceis. Cada telha entregue representa dignidade, segurança e a possibilidade de as pessoas voltarem a dormir em paz. Esse resultado só foi possível graças ao trabalho incansável das equipes da Prefeitura, ao apoio dos voluntários e à união da nossa comunidade. Seguimos atentos e comprometidos com quem ainda precisa de ajuda, porque reconstruir Erechim é cuidar das pessoas, com responsabilidade, empatia e presença constante do Poder Público. Nesse momento, desejamos que as pessoas consigam ter um fim de ano mais confortável e seguro”, finalizou.


Fotos: Alderi Bertuzzi e Roger Gritti – Comunicação PME


 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page