Evento realizado pela Área Técnica de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Codic/RS, acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Auditório Alceu Collares
Debater as ações e políticas públicas, bem como fomentar iniciativas e o desenvolvimento do setor cultural gaúcho, é o objetivo do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, que chega a sua 29ª edição. Gestores municipais, servidores e representantes dos governos estadual e federal estarão reunidos no Auditório Alceu Collares, na sede da Famurs, nos dias 20 e 21 de agosto, participando do encontro.
O evento, promovido pela Área Técnica de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/RS), trará na sua programação discussões sobre a política da Cultura em ano eleitoral; a restauração de acervos e patrimônios danificados pelas enchentes; a retomada do turismo após os eventos climáticos que atingiram o RS; o fomento à cultura criativa; e sobre a Política Nacional de Cultura Viva, cujo objetivo é valorizar a cultura de base comunitária e promover a articulação de iniciativas em rede através da implementação de Pontos de Cultura.
Entre as presenças confirmadas no fórum está o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, que abordará o novo marco regulatório para financiamento da Cultura, sancionado em junho através da Lei 14.903/2024. O encontro também contará com a presença da secretária da Cultura do RS (Sedac), Beatriz Araújo, que trará um panorama sobre a política cultural no Estado.
Ao fim do evento, será redigida a Carta do 29º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, documento em que será registrada as demandas mais relevantes para o setor, a fim de qualificar a gestão das políticas culturais nos municípios, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais aos cidadãos. A programação completa está disponível para consulta em bit.ly/29forumculturaRS.
As inscrições para 29º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS tiveram que ser encerradas uma semana antes da data do evento, devido lotação máxima do Auditório Alceu Collares.
Comments