Eventos promovidos pela UFFS abordarão ciência, tecnologia e sustentabilidade ambiental

As inscrições são gratuitas e os eventos serão realizados no formato remoto



O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UFFS - Campus Erechim promove, entre os dias 30 de novembro e dois de dezembro, a sétima edição do Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e a terceira edição do Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade Ambiental”, os eventos têm como objetivo difundir o conhecimento nessas áreas por meio da divulgação de estudos teóricos e práticos, além de promover o debate multidisciplinar e permitir a interação entre acadêmicos, professores e profissionais autônomos de diferentes regiões do Brasil.

Devido ao contexto de isolamento social necessário durante a pandemia da Covid-19, neste ano os eventos ocorrerão no formato on-line. A programação conta com palestras, minicursos e mesa-redonda, com destaque para a palestra de abertura “Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais?”. Para discutir sobre a presença de mulheres no campo científico, foi convidada a professora Dr. Carolina Brito, que é pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do projeto "Meninas na Ciência" e apresentadora e produtora do podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência".

As inscrições para ouvintes devem ser feitas até o dia 30 de novembro no site do evento https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio. Para submissão de trabalhos, o prazo é 15 de novembro. Ambas são gratuitas. Serão aceitas as inscrições de trabalhos com resultados e projetos.

1) Trabalhos com resultados: trabalhos científicos com introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e considerações finais. A apresentação poderá ser realizada por vídeo gravado ou infográfico. Os trabalhos aprovados nesta categoria serão publicados nos anais do evento.

2) Projetos: projetos de estudos científicos relacionados com a área de ciências ambientais. O resumo deve conter uma breve introdução com o problema da pesquisa, os objetivos, a metodologia e os resultados esperados. Os resumos submetidos nesta categoria não serão publicados nos anais do evento, mas os apresentadores terão direito a certificado de apresentação. Todos os projetos serão apresentados no formato infográfico.

Os eventos são direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais autônimos vinculados às Ciências Ambientais, servidores de instituições de educação superior, e público em geral interessado na temática. A programação, as normas completas para submissão e apresentação de trabalhos, bem como mais informações sobre o evento estão disponíveis no site acima. Acesse também o Instagram do evento (@ppgcta_uffs).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

30 de novembro

14h – Minicurso 1 “Programa Compu Eye, Leaf & Symptom Area aplicado às Ciências Ambientais”, com o engenheiro Alessandro Ulrich (PPGCTA-UFFS) e a Me. Tássia Carla Confortin (PPGEA-UFSM)

14h – Minicurso 2 “Sistemas agroecológicos: da teoria à prática”, com a administradora Carla Rodrigues Dal Prá Suliani (PPGCTA-UFFS)

18h50 – Abertura do evento

19h – Palestra “Há poucas Mulheres na Ciência? Por quê? Para que mais?”, com a Prof. Dra. Carolina Brito (UFRGS)

20h15 – Palestra de abertura “A ciência e a formação de recursos humanos: caminhos para o desenvolvimento sustentável”, com o Prof. Dr. Alan Carlos Costa (IF-Goiano)

1º de dezembro

14h – Minicurso 3 “Comandos básicos de AutoCAD”, com a engenheira Giovana Pelisser (PPGCTA-UFFS)

14h – Minicurso 4 “Redes de correlação: um tutorial utilizando o aplicativo Metscape na plataforma Cytoscape”, com o Me. Bruno Freire (PPGBioquimica-UFC)

14h – Minicurso 5 “Resistência de fungos a fungicidas: mecanismos e implicações”, com o Me. Deivid Sacon (PPG/Fitopatologia-UFV)

18h30 – Palestra “Do plástico ao microplástico: uma ameaça onipresente”, com a Prof. Dra. Andreia Neves Fernandes (UFRGS)

19h45 – Palestra “Fitorremediação como inovação tecnológica na diminuição de resíduos de herbicidas no ambiente”, com o Prof. Dr. José Barbosa dos Santos (UFVJM)

2 de dezembro

14h – Minicurso 6 “Utilização do Software Safira para análise do sistema radicular”, com o Me. Thales Caetano de Oliveira (PPGCA AGRO/IF-Goiano)

14h – Minicurso 7 “Projeto de rede de abastecimento de água para loteamento utilizando o Software Epanet 2.0”, com a engenheira Rúbia Passaglia (PPGCTA-UFFS)

14h – Minicurso 8 “Princípios de Análises Univariadas e Multivariadas e Utilização do MetaboAnalyst plataforma web”, com Me. Silvio Alencar Cândido Sobrinho (PPGCM-UFC)

18h30 – Mesa-redonda “Migração da matriz energética e o impacto dos biocombustíveis” com o Prof. Dr. Airton Kunz (Embrapa), Prof. Dr. José Dilcio Rocha (Embrapa), Prof. Dra. Suelen Paesi (UCS) e Prof. Dra. Sarita Cândida Rabelo (UNESP).