Serão apresentados levantamentos referentes a área urbana de Erechim, incluindo o mapeamento das áreas de risco de inundação, levando em consideração tanto o perigo quanto a vulnerabilidade
Na próxima segunda-feira (30/10), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim realizará uma atividade para debater o risco de inundação em Erechim e na região do Alto Uruguai gaúcho. Será às 17h, no auditório do Bloco dos Professores. Participam do evento os pesquisadores André Ricardo Furlan e Victor dos Santos Lopes. André é licenciado em Geografia pela UFFS, mestre e doutorando na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Victor é licenciado e mestrando em Geografia pela UFFS.
A atividade tem por objetivo analisar o risco de inundação em diferentes escalas do território, buscando compreender a urgência de um debate sobre esse fenômeno. Para isso, conforme os pesquisadores, é necessário considerar a perspectiva das bacias hidrográficas como parte integral do planejamento ambiental e ordenamento territorial, destacando a interconexão entre a gestão pública e o uso do território.
- A abordagem permitirá obter uma visão abrangente dos comitês de bacias hidrográficas e seus municípios, bem como dos planos de Bacia, Diretor e de Contingência, a fim de avaliar o nível de segurança e a capacidade de resposta diante dos riscos de inundação – destacam os convidados.
Serão abordadas as enchentes que ocorreram na primeira semana de setembro de 2023 no estado do Rio Grande do Sul, com foco nos comitês do Apuaê-Inhandava, Passo Fundo e Várzea, todos situados na região do Alto Uruguai gaúcho. Também serão apresentados levantamentos detalhados referentes a área urbana do município de Erechim, incluindo o mapeamento das áreas de risco de inundação, levando em consideração tanto o perigo quanto a vulnerabilidade. A ideia é discutir como os responsáveis pelo planejamento e gestão territorial/ambiental e outros atores estão trabalhando para desenvolver planos de avaliação e mitigação dos impactos socioespaciais causados por esse fenômeno.
O evento é parte do projeto de extensão “A cidade de Erechim no século XXI: adensamento, expansão e dinâmica imobiliária - repensando a região e a cidade”, coordenado pela professora Juçara Spinelli.
- Em tempos de fortes mudanças climáticas e o consequente agravamento de eventos extremos, torna-se mais que necessário discutir sobre a cidade e a região; identificando pontos de maior impacto, a exemplo das áreas de inundação, e as perspectivas para a tomada de decisões e medidas necessárias – destaca a docente da UFFS.
- Refletir sobre a cidade e a região e seu planejamento torna-se cada vez mais importante pois, além de possibilitar que a comunidade acadêmica e regional passe a tomar conhecimento das situações de potenciais ocorrências, permite alcançar o conhecimento sobre normativas urbanísticas vigentes, buscando qualificar as ações e políticas, bem como o processo de participação coletiva. Os cursos de licenciatura, bacharelado e mestrado em Geografia da UFFS vêm se empenhando em alcançar instrumentos, a exemplo de mapeamentos e análises críticas, para tais reflexões, contribuindo para a adaptação dos processos de mitigação, frente às alterações decorrentes das mudanças climáticas.
O evento também será transmitido pelo WebEx, na sala https://uffs.webex.com/webappng/sites/uffs/dashboard/pmr/jucara.spinelli.
Comentários