top of page

Estudo aponta que dores crônicas atingem 37% da população brasileira

Centro de Alívio da Dor do Hospital Sapiranga visa atuar na identificação e tratamento dessas condições


O Dia Mundial de Combate à Dor, celebrado no último dia 17 de outubro, pretende aumentar a conscientização sobre essa questão de saúde pública. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), 37% da população sofre de dor crônica. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 42% da população enfrenta algum tipo de desconforto.


O especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva do Hospital Sapiranga, Gustavo Hennemann, pontua que a dor crônica pode afetar a qualidade de vida dos pacientes em diferentes aspectos. “A condição pode ocasionar a diminuição da mobilidade e a falta de condicionamento físico, levar à depressão, ansiedade e distúrbios do sono, limitar a capacidade de trabalhar, participar de atividades sociais e cumprir deveres familiares”, destaca.


Para promover a melhora do bem-estar do indivíduo, a abordagem é realizada de forma multidisciplinar. “O tratamento depende da causa subjacente, da saúde geral do paciente e de suas preferências. As abordagens comuns incluem medicamentos como analgésicos, opioides em casos selecionados, antidepressivos, anticonvulsivantes, entre outros, bem como injeções de corticosteroides ou implantes de bombas de medicação. Também pode ser realizada fisioterapia, terapia ocupacional, psicoterapia, acupuntura, técnicas de relaxamento e mudanças no estilo de vida, como prática regular de atividade física, uma dieta equilibrada e o gerenciamento do estresse”, enfatiza Gustavo.


Dessa forma, o especialista ressalta que, a partir do controle eficaz da condição, os indivíduos são capazes de alcançar uma melhoria significativa em seu bem-estar.“Ocorre a redução dos níveis de estresse e a melhora do estado emocional, além da mobilidade física e da capacidade de realizar atividades diárias, do sono e dos níveis de energia, permitindo um maior engajamento social e profissional e uma visão geral mais positiva sobre a vida”, ressalta.


Em agosto deste ano, o Hospital Sapiranga iniciou um novo serviço diferenciado na região: o Centro de Alívio da Dor. Localizado no Acesso 3, junto ao Centro de Diagnóstico, o espaço foi projetado para ser uma referência no tratamento de dores crônicas.

Redação: Gabriela Dalmas

 

Por: Assessoria de Comunicação

Comments


bottom of page