top of page

Estudantes do Marista Medianeira participam de Eventos Científicos


A iniciativa busca desenvolver habilidades e competências fundamentais para a formação integral dos adolescentes e jovens


Estimular os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio a serem protagonistas do seu conhecimento, promover um aprendizado mais amplo e sólido sobre o mundo e ampliar o olhar e a reflexão em relação ao estudo e à pesquisa nas mais diversas áreas do saber são alguns dos compromissos que a escola precisa ter para trazer o estudante consigo, engajando-o em seu próprio projeto de vida, e para que ele se conscientize que faz parte de um todo maior, com o qual pode contribuir através do pensamento crítico e inovador, na busca pela solução de problemas reais.

Dessa forma, um dos caminhos encontrados pelo Colégio Marista Medianeira para desenvolver todas essas habilidades nos estudantes, assim como muitas outras, foi a participação em Olimpíadas do Conhecimento e em Eventos Científicos Externos. Além de ampliar conhecimentos, desenvolver o raciocínio, a capacidade de análise, a investigação, a colaboração e a criatividade, e oportunizar aos estudantes novas experiências de aprendizagem, a participação nestes eventos e espaços de partilha científica abre portas para o ingresso em cursos de graduação de algumas universidades, assim como, promove futuras oportunidades profissionais.

Além disso, os eventos proporcionam que os estudantes partilhem suas pesquisas e resultados com pessoas que trabalham com a produção de ciência e de conhecimento. Através da apresentação de seus trabalhos, eles também desenvolvem aspectos socioemocionais essenciais para sua vida, como trabalho em equipe, oralidade, resiliência, foco, responsabilidade, comunicação.

De acordo com Senador Marcos Pontes, existem hoje, no Brasil, mais de 100 temas de olimpíadas científicas, que abrangem diversas áreas do conhecimento. Esses eventos também se tornam uma oportunidade de atualização e estudo para os professores, que ficam em contato com a comunidade científica e podem explorar a diversidade de temas que este meio proporciona.

No ano de 2024, o Colégio Marista Medianeira teve 23 trabalhos selecionados para apresentação no 19° Salão UFRGS Jovem; 8 trabalhos selecionados para participação presencial no Espaço Jovem Cientista da PUCRS; 2 trabalhos selecionados para participação presencial na 48ª Feira de Ciências da IENH, realizada na cidade de Nova Hamburgo; 3 trabalhos inscritos na Feira FICiências Jovem, feira internacional que ocorre na cidade de Foz do Iguaçu - PR entre os dias 25 e 30 de novembro; 2 trabalhos inscritos na IFCITEC -  Feira de Ciências e Inovação Tecnológica realizada pelo IFRS - Campus Canoas, em outubro; 6 trabalhos inscritos na Mosclin  UFRGS Tramandaí, realizada pela UFRGS - Campus de Tramandaí, em outubro; e 10 trabalhos inscritos na 1° Feira Ciências sem Fronteira, realizada pela UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, também em outubro. 

Para a professora Andreia Gorgeski, que acompanha o processo de participação dos estudantes nos eventos científicos e também é orientadora de alguns dos trabalhos, “quando os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos externos à escola é uma experiência que estimula a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades essenciais. Eles aprendem a colaborar, a respeitar diferentes opiniões e a compartilhar responsabilidades. A apresentação dos projetos para um público mais amplo também desenvolve a confiança deles. Essas experiências não apenas enriquecem seu aprendizado, mas também os inspiram a sonhar mais alto e a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”.


Por Assessoria de Comunicação

Comentários


bottom of page