Um grupo de 10 estudantes do Colégio irá representar Erechim na competição
![](https://static.wixstatic.com/media/efacce_cb280874d71148149c510b9b60e1be31~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_682,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/efacce_cb280874d71148149c510b9b60e1be31~mv2.jpg)
Em março deste ano, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio Marista Medianeira iniciaram sua participação na Olimpíada Brasileira do Saber 2023. A OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular o interesse dos estudantes em Arte, Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Estrangeira, Ciências da Natureza, Educação, Tecnologia e Atualidades. É uma olimpíada criada por Professores de Escolas Públicas e Privadas (PEPP) e tem o objetivo de apresentar propostas pedagógicas desafiadoras no meio educacional.
Após a realização da primeira etapa, 13 estudantes do Marista Medianeira passaram para a segunda fase da Olimpíada, que foi realizada em abril, no colégio. Estes estudantes receberam medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Honra ao Mérito, de acordo com sua pontuação:
- Medalha de Ouro: João Pedro Sartori Dutra (3º ano EM)
- Medalha de Prata: Artur Griseli (3º ano EM); Carlos Eduardo Prates Demarco (2º ano EM); Débora Kirchof Chies (1º ano EM); Julio Gustavo Brendler Sabka (2º ano EM); Letícia Dysarz (2º ano EM); Lorenzo Zanin de Miranda (9º ano EF); Micael Enthony Cechett Muller (9º ano EF); e Pedro José de Paula Fach (3º ano EM)
- Medalha de Bronze: Davi Lorenzon Giacomel (3º ano EM)
- Honra ao Mérito: Lorenzo Salomoni (1º ano EM); Nathália Ibrahim Hofmann (2º ano EM); e Vicenzo Antônio Pasa Bonetti (2º ano EM)
Dos premiados, um grupo de 10 estudantes irá participar da terceira fase da OBS, que acontecerá em Serra Negra – São Paulo, de 3 a 7 de julho. Nesta etapa, chamada de fase cooperativa, os estudantes atuarão juntos, representando o Marista Medianeira e o município de Erechim na competição, e terão que passar por 3 etapas: a 1ª será Teórica/Língua Inglesa, envolvendo questões objetivas de Matemática, Ciências, Raciocínio Lógico e Habilidades mentais. A 2ª etapa consiste em um Quis de Matemática, Raciocínio Logico e Ciências da Natureza, composto por questões aleatórias para alunos que se classificarem e atingirem a média de corte em cada disciplina (Língua Estrangeira). E a 3ª etapa consistirá em uma Prova de Habilidades, subdividida em:
Competição de Barco: o objetivo da competição é produzir um barco utilizando material reciclável, reutilizável ou construído em impressora 3D. O barco precisa atravessar uma piscina de 20 a 25 metros, sem nenhum tipo de contato humano após ser ligado.
Debate em inglês: esse desafio envolve conhecimentos em temas da atualidade de repercussão mundial, utilizando a língua inglesa. Cada equipe será representada por um aluno que apresentará argumentos a favor ou contra a proposição.
Competição de Robótica: os estudantes deverão construir um robô conforme as especificações fornecidas pela competição, com o objetivo de ultrapassar obstáculos, seguir linha a atingir o final da pista no menor tempo possível.
Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio, Artur Griseli, a terceira fase da Olimpíada Brasileira do Saber será desafiadora. “Participar da OBS é uma novidade para mim, não imaginava chegar tão longe. Fizemos 2 provas, sendo a 1ª eliminatória e a 2ª valendo premiação. Os estudantes contemplados com medalhas se classificaram para a 3° fase, em Serra Negra - SP. Tivemos um prazo apertado para nos prepararmos para os quizes, debates em inglês, show de talentos, além de desenvolver um robô e um barco, ambos totalmente autônomos, os quais deverão realizar tarefas específicas durante a competição. Com certeza, esperamos atingir o melhor resultado possível, mas acima de tudo, iremos conhecer pessoas de várias partes do Brasil e será uma experiência muito importante na nossa formação, tanto acadêmica, quanto social.”
De acordo com a professora de Física do 9º ano EF e Ensino Médio, Andréia Gorgeski, que acompanhou os estudantes durante o processo, “ao participar da Olimpíada do Saber, o estudante é desafiado a expandir seu conhecimento em diversas áreas, como Matemática, Robótica, Ciências e Inglês. A busca pelo conhecimento e o avançar de fases vai além do currículo escolar, desperta a curiosidade e serve como motivação para que o jovem continue estudando e se aprimorando. Além disso, a participação e colocações de destaque na Olimpíada traz reconhecimento para os estudantes e pode abrir portas para oportunidades futuras, como bolsas de estudo em universidades. Essas conquistas podem ser um diferencial no currículo e contribuir para o sucesso acadêmico e profissional do estudante”, finalizou.
コメント