top of page

Estudantes do Marista Medianeira conquistam 1º Lugar no Open Innovation X 2024

 

Incentivar os estudantes a pensarem no mundo para além da escola e a contribuírem com a comunidade onde vivem faz parte da proposta pedagógica do Colégio Marista Medianeira. Dessa forma, nos dias 4 e 5 de setembro, os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio do colégio participaram do Open Innovation X 2024, evento promovido pela URI, pelo Sicredi e pelo Sebrae, que aconteceu no Campus 2 da Universidade, e que objetiva estimular os estudantes a buscarem e proporem soluções para problemas ou necessidades reais enfrentadas por empresas de Erechim e região.

 

Durante o evento, foram formadas equipes dentro de cada colégio, que disputaram desafios entre si, não havendo competição entre escolas. A equipe do Marista Medianeira composta pelos estudantes Bernardo Mestura, Emanuele Martinez, Pedro Augusto Gonçalves, Julio Sabka e Débora Chies venceu o “Desafio Cercena” e conquistou o 1º lugar dentre as equipes do colégio, sendo premiada com a quantia de R$ 1.000,00, que será dividida entre os integrantes da equipe; troféu e certificado.

 

Os principais objetivos do Open Innovation X são: Aproximar os jovens, em especial, aqueles em nível de Ensino Médio, dos ambientes corporativos e industriais; despertar os jovens para o seu potencial criativo, inovador e empreendedor; envolver os jovens no processo de solução de desafios reais de empresas da região; fomentar os princípios da cooperação, por intermédio do desenvolvimento de soluções colaborativas socioeconômicas sustentáveis; promover espaços para o diálogo entre gerações e criação de uma cultura em torno da Educação Empreendedora; valorizar o conhecimento e economia local e regional; contribuir para o desenvolvimento local e regional, gerando impacto econômico, social e ambiental; e identificar lideranças jovens.

 

O estudante Bernardo Mestura, que faz parte da equipe campeã do Marista Medianeira, conta como foi o desafio. “A nossa equipe precisava buscar novos talentos para trabalhar na área de produção da empresa Cercena, uma Indústria Metalúrgica de Erechim. Para desenvolvermos a solução, primeiramente verificamos o que faltava na empresa, e descobrimos que os recursos eram suficientes para manter os funcionários e ofertar um plano de carreira para eles. O que precisava era as pessoas conhecerem a empresa, pois se conhecessem, iriam querer trabalhar lá por muito tempo. Então, o nosso foco foi em ações de Marketing: estudamos como faríamos e para quem. Focamos no nível de escolaridade, pois a maioria das pessoas que trabalha na empresa não tem Ensino Superior, Ensino Médio, e alguns não têm o Ensino Fundamental completo. Muitos estão em êxodo rural ou são imigrantes (haitianos e venezuelanos). Entendemos então, que esses 3 públicos-alvo formavam o perfil principal do quadro de trabalhadores da empresa e fomos atrás de como chegar até eles e fazer a Cercena se tornar visível e conhecida por eles. Pensamos que o Marketing voltado para mídias sociais não traria tanto resultado, e então, propomos uma solução que envolvesse divulgação na TV aberta, no Facebook Adds e em Outdoors espalhados pela cidade. Também pensamos em organizar eventos de comunidade para os trabalhadores do interior, além de convidar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas para visitarem a empresa. A equipe da Cercena gostou das nossas ideias, e conquistamos o primeiro lugar.”

 

No próximo dia 24, vai haver o evento de apresentação das equipes campeãs, que mostrarão novamente seus projetos, e concorrerão a uma nova premiação entre os campeões.

Comments


bottom of page