O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, nos espaços do Colégio, e reuniu projetos desenvolvidos ao longo do ano
No Colégio Marista Medianeira, os estudantes são incentivados, desde a Educação Infantil, a enxergarem e pensarem o mundo para além da escola, com curiosidade, senso crítico e responsabilidade enquanto cidadãos. Dessa forma, durante os dias 25 e 26 de outubro, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio protagonizaram um dos momentos do ano mais importantes em suas trajetórias enquanto aprendizes de pesquisadores: a Mostra Científica 2024.
O evento é uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus trabalhos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula ao longo do ano, para uma banca de avaliadores, educadores, famílias, demais estudantes e público em geral. São aproximadamente 100 projetos expostos, com temáticas que contemplam diversas áreas do conhecimento, além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Erradicação da pobreza; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis; Indústria, inovação e infraestrutura; e Paz, justiça e instituições eficazes são alguns deles.
Durante a sexta-feira, 25/10, os estudantes apresentaram seus trabalhos para as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, de forma interna. Já na manhã de sábado, 26/10, a Mostra foi aberta ao público, que contou com avaliadores externos convidados, entre eles, professores da escola e de universidades do município, empreendedores e pais de alunos que trabalham no ambiente acadêmico e da pesquisa.
O feedback de ex-alunos do colégio também reforça a importância da atividade para o processo de evolução acadêmica dos jovens. Para o ex-aluno, Pedro Miotto, que concluiu o Ensino Médio em 2023 e hoje cursa o 2º semestre de Direito na URI, “a iniciação científica é, sem dúvida, a porta de entrada fundamental para a realização de uma ideia a ser organizada, concretizada e materializada em forma de projeto científico. Tive a oportunidade de escrever um artigo para a Universidade, com base em todas as experiências e noções aprendidas nos anos de Mostra Científica que participei no Colégio Marista Medianeira”.
Confira alguns dos projetos que foram apresentados nesta edição do evento e que foram selecionados para o Espaço Jovem Cientista 2024 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na modalidade “Comunicação Oral”:
- A influência da música na saúde mental da sociedade;
- A utilização das células Natural Killer no tratamento do câncer;
- Aplicação de Sistemas AMR (Autonomous Mobile Robots) em fábricas e indústrias;
- Aromaterapia e as emoções;
- Bioimpressão de órgãos 3D para transplante: revisão bibliográfica acerca dos desafios, avanços tecnológicos e perspectivas futuras;
- Drones no mercado do agronegócio;
- Medicina energética e seus benefícios para a saúde;
- Visão computacional: ferramenta de auxílio no ambiente doméstico.
Confira também depoimentos dos estudantes, educadores, avaliadores, famílias e comunidade que participaram do evento:
Marjore Kehrwald, estudante do 8º ano EF: “A Mostra Científica está sendo uma experiência muito legal pra todos nós, pois conseguimos adquirir e passar conhecimentos para os outros, de uma forma mais interativa, atraindo públicos de todas as idades. O nosso trabalho foi sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e seus impactos, e acreditamos que este tema é muito relevante, já que muitas pessoas são diagnosticadas com TDAH atualmente.”
Pedro Leite, estudante do 6º ano EF: “É a primeira vez que estamos participando da Mostra e estamos achando bem legal! O nosso tema é “Cidades Sustentáveis”, e o consideramos bem importante, já que, através dele podemos diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida de vários países que possuem os mesmos problemas. O tema possui uma relação socioambiental com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS número 11: Comunidades e Cidades Sustentáveis.”
Lizandra Passini, vice-diretora do Colégio: “Este é um momento muito importante para a escola e para os estudantes, pois estão culminando um trabalho que realizaram ao longo do ano todo. Vê-los envolvidos e preocupados em apresentar o seu trabalho da melhor forma é muito gratificante, pois tiveram uma preparação e pesquisa anteriores sobre cada tema.”
Andreia Gorgeski, professora de Física do 9º ano EF e do Ensino Médio: “Na Mostra de 2024, temos temas variados e com uma grande importância nas áreas da saúde, ciência, tecnologia, meio ambiente, entre outros, o que acaba desafiando os alunos a construírem trabalhos ricos em informações. E os resultados não acompanhamos somente na nossa Mostra Científica, como também nas aprovações dos nossos estudantes para participarem de eventos externos de Iniciação Científica, em universidades como UFRGS e PUCRS.”
Sofia Mariga, estudante do 3º ano EM e Avaliadora: “Eu acredito que a parte de ser avaliadora é muito importante, pois percebemos como é estar do outro lado, o que, ao mesmo tempo, nos dá muita reponsabilidade, pois já passamos por isso e sabemos do nervosismo que é apresentar uma pesquisa para tantas pessoas e ser avaliado. E a produção do artigo que tivemos que entregar, enquanto estudantes terceiranistas, foi bem desafiadora, pois é algo bem mais complexo. Mas, quando vemos o resultado do nosso trabalho pronto, é muito bom.”
João Zaleski, estudante do 9º ano EF: “Eu gostei muito de participar da Mostra esse ano, pois escolhi um tema que eu tinha curiosidade, me aprofundei nele e descobri várias coisas que eu nem sabia.”
Walesca Freitas, professora de História e Sociologia do Ensino Médio: “O processo de construção dos trabalhos iniciou logo no 1º semestre do ano, com a orientação de cada grupo realizada por um educador. O primeiro passo é orientarmos os estudantes na escolha e delimitação do tema que eles querem pesquisar, de acordo com suas aptidões e preferências, além de explicar sobre todos os passos que envolvem um trabalho científico. Já no 2º semestre, o tempo foi dedicado à produção teórica dos relatórios e artigos, e ao processo de montar a apresentação dos trabalhos para a mostra. Indicamos autores, fontes, acompanhamos o processo de escrita, realizamos correções e acompanhamos as montagens das apresentações, o que podia ou não ser executável. Um grande diferencial do nosso Colégio é a importância que se dá à pesquisa desde o 6º ano EF, assim, quando os estudantes chegam no Ensino Médio, já estão mais preparados para construírem um projeto sólido, o que acaba se refletindo depois, no ambiente acadêmico e universitário.”
Isaque Huguenin, professor de Geografia do 9º ano EF e do Ensino Médio: “É muito importante que as escolas ofereçam espaços de alfabetização científica aos estudantes; colocá-los em contato com os moldes de uma pesquisa semiacadêmica já traz a importância e a valorização devida da Ciência, principalmente em tempos de Fake News. Traz para eles o grau de severidade e importância que a Ciência merece ter no Brasil.”
Gabriela Kubiak, coordenadora pedagógica dos Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio: “A Mostra Científica é o ápice de um processo de aprendizagem que começa no início do ano e que incentiva a pesquisa, a busca por soluções para problemas reais e a partilha de conhecimento entre os alunos. Nós, enquanto instituição Marista, temos o dever e a missão de auxiliar na formação e no desenvolvimento integral dos estudantes, trabalhando habilidades que vão muito além da sala de aula: pensamento crítico, curiosidade, protagonismo, autonomia, resolução de problemas e trabalho colaborativo.”
Caroline Wilk, mãe dos estudantes Jônatas Wilk, do 1º ano EM, e Helena Wilk, do 4º ano EF: “Participar da Mostra é sempre muito legal, pois aprendemos muitas coisas e vemos o empenho dos jovens em buscar vários assuntos que agregam em seu conhecimento. Podemos interagir com os trabalhos e perceber que o trabalho em equipe pode construir coisas muito boas e relevantes.”
Flavia Burdzinski de Souza, professora do curso de Pedagogia da UFFS, Avaliadora Externa convidada e mãe da estudante Lavínia Grassel, da Educação Infantil: “É uma alegria estar participando pela primeira vez como avaliadora dos trabalhos, é uma oportunidade de conhecermos o trabalho que a escola faz e, como mãe, poder saber o que um dia a minha filha vai vivenciar na Mostra Científica. Perceber o engajamento dos estudantes para o processo do “presente” é muito importante. Falamos tanto que os estudantes estão aprendendo para no futuro desenvolverem algo, mas eles já são “o aqui e o agora”, e eles já atuam na sociedade e já podem perceber os problemas e pensar soluções para poder inovar em todas as ciências. Parabéns para a escola por este movimento.”
Rafael Amorim, pai dos estudantes Pietra Nora, do 1º ano EM, e Pedro Amorim, do 3º ano EF: “A Mostra Científica do Marista é sempre um momento muito legal para a gente, como família. Faz 3 anos que os nossos filhos estudam aqui e participar de um momento como este traz uma sensação de que eles e nós teremos um futuro bom pela frente, pois vemos tantas notícias ruins na sociedade, e aqui, vemos tantos jovens preparados, tantos trabalhos bacanas e com um impacto valoroso para o futuro.”
Por: Assessoria de Comunicação
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