Estudantes de Medicina da URI desenvolvem ação no Bairro Progresso
- Najaska - Jornalismo

- há 3 dias
- 1 min de leitura
Iniciativa foi desenvolvida pelos acadêmicos com jovens e adolescentes do bairro

Acadêmicos do Curso de Medicina desenvolveram, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Progresso, de Erechim, uma atividade de extensão curricular sobre Giardíase e Sífilis. O trabalho foi conduzido pelos alunos Antônio Melquisedeque, Fernanda Vanz, Isabelli Szymanski Busanello, Jéssica Steinhorst, Vinícius Biasi e Vitor Rossatto, orientados pelas professoras Rozane Restello e Mariluce Jaskulski e pelas preceptoras da UBS Progresso, Indiamara Deggerone (médica) e Cláudia Baccin (enfermeira).
O projeto, intitulado "Doenças em foco: Combatendo Giardíase e Sífilis com Informação e Ação", foi criado com o intuito de introduzir a temática para o público infantojuvenil do Bairro Progresso. Para isso, uma apresentação sobre o tema foi realizada com imagens e informações simples, didáticas e com uma linguagem de fácil compreensão, em que foram abordados os principais sintomas, o tratamento e quando procurar a UBS.
A intervenção ocorreu na Obra Santa Marta e foi realizada com adolescentes e jovens de 12 a 17 anos que participam das atividades da entidade. Após a apresentação foram entregues pirulitos junto de um folder com as principais informações das doenças abordadas, destinado a disseminação das informações para a família.
Houve também distribuição de preservativos masculinos, visto que uma das formas de prevenção da Sífilis é a utilização desses. Atividades como essa são de suma importância para o repasse de informações acerca de doenças parasitárias e infecções sexualmente transmissíveis, doenças prevalentes no bairro. Consideram-se de suma importância a realização de ações conjuntas, envolvendo universitários e rede de saúde pública, para que a informação e o conhecimento sejam estimulados habitualmente.








Comentários