top of page

Estudantes de cooperativas escolares da Sicredi UniEstados realizam viagem de estudos

Promover a troca de experiências e a aprendizagem na teoria e prática, bem como contribuir com a formação de jovens líderes e preocupados com a comunidade, é o motivo das cooperativas escolares existirem. Pensando em ampliar o conhecimento a respeito do cooperativismo, mais de 70 estudantes integrantes das sete cooperativas escolares, da área de atuação da Sicredi UniEstados, realizaram uma viagem até a rota do cooperativismo, em Nova Petrópolis/RS.


O município abriga o local onde se deu início o cooperativismo de crédito no Brasil, trazido ao continente por meio das ideias do padre Theodor Amstad instituídas em 1902. A rota do cooperativismo engloba construções, monumentos e locais históricos, onde é possível conhecer o cooperativismo em sua essência desde suas origens até os dias atuais.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que foi estudado ao longo do ano letivo. “As cooperativas escolares são laboratórios do cooperativismo dentro da escola. Essa viagem de estudos faz parte do plano anual de trabalho e o objetivo é que seja vivenciado na prática toda a nossa história, bem como a ampliação do conhecimento a respeito do surgimento do cooperativismo e sua trajetória”, comenta a analista de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi UniEstados e uma das líderes do projeto cooperativas escolares, Taise Fontana.


Marcas do cooperativismo


Taise complementa que o momento de estudos também serviu para a efetivação do 6º princípio do cooperativismo, que é a intercooperação. “Os estudantes puderam trocar experiências com uma das cooperativas escolares de Nova Petrópolis sobre desafios, atividades e objetivos em momentos de perguntas e respostas”, frisa.

A estudante da UniCoop Jubaré, de Barra do Rio Azul/RS, Maiara Fiabani, conta que a viagem foi marcante para o seu desenvolvimento quanto integrante da coordenação da cooperativa escolar. “Foi uma riqueza de conhecimento, isso me fez perceber a importância de preservar e promover os princípios cooperativistas. Aprendemos sobre a valorização da cooperação, solidariedade e busca por benefícios coletivos. Pretendo incentivar esses valores aprendidos para os membros da cooperativa em Barra do Rio Azul, promovendo um ambiente de trabalho em equipe e compartilhando responsabilidades”, expressa Maiara.

Cooperativas escolares


Presente na Sicredi UniEstados desde 2016 e, atualmente em sete escolas, estas cooperativas têm finalidade educativa, possibilitando aos estudantes que no contraturno escolar, desenvolvam atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Tem como objetivo oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio de vivências de um modelo cooperativo sustentável.


Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.




Kommentare


bottom of page