O estudante do curso de Fisioterapia da URI, Mateus Vancin de Oliveira, está em busca de voluntárias para participar de uma pesquisa para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de dois diferentes tipos de atendimento fisioterapêutico em idosas sedentárias, com idade a partir de 60 anos.
Os atendimentos serão realizados na clínica-escola da URI, dentro do Uricepp, com grupos de 10 participantes. Serão formados dois grupos: um receberá fisioterapia aquática e o outro, fisioterapia convencional.
O projeto é intitulado "Efeitos de um protocolo de intervenção cinesioterapêutica sobre a dor, amplitude de movimento, força muscular, equilíbrio, qualidade de vida e funcionalidade em mulheres idosas sedentárias". Conforme Mateus, o estudo tem como intuito comparar os resultados entre os dois grupos e identificar qual modalidade promove mais benefícios nas atividades diárias, na qualidade de vida e no bem-estar geral das participantes.
O projeto terá início em outubro e os atendimentos serão finalizados em novembro. As sessões acontecerão duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras pela manhã. Além de melhorar a condição física das idosas, o estudo visa contribuir para o bem-estar geral delas.
A divulgação do projeto é direcionada às idosas sedentárias de Erechim, bem como a seus familiares, que podem incentivar a participação no estudo. Interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone/whatsapp: (54) 99994-7397.
Comments