Estagiários priorizam crescimento e valorização no mercado de trabalho, aponta pesquisa
- Najaska - Jornalismo

- 17 de ago.
- 1 min de leitura
Levantamento do CIEE-RS mostra que jovens buscam experiência, remuneração justa e oportunidades de desenvolvimento

Comemorado em 18 de agosto, o Dia do Estagiário marca a regulamentação da primeira Lei do Estágio, em 1982. Mais de quarenta anos depois, o estágio segue sendo um passo essencial para a formação profissional, mas com novos desafios e expectativas. Pesquisa realizada pelo CIEE-RS em 2024, com mais de 14 mil jovens, aponta que 66% deles estão atualmente estagiando, enquanto 94% dos que não possuem vaga estão em busca de uma oportunidade.
Entre os principais fatores que motivam os estudantes a buscar uma vaga estão a conquista de experiência profissional, o suporte financeiro e o crescimento pessoal. Na hora de escolher em qual empresa estagiar, 55% dizem priorizar benefícios relacionados ao bem-estar, 36% destacam a remuneração e 30% valorizam a possibilidade de crescimento.
A flexibilidade também tem peso: 54% dos jovens afirmaram que preferem ou trocariam seu estágio por oportunidades em formato home office.
O estudo revela ainda o impacto das novas tecnologias na rotina dos estagiários. Quase metade já teve contato com Inteligência Artificial, e, desses, 80% utilizaram a ferramenta em atividades acadêmicas ou no próprio estágio. Segundo o CIEE-RS, o cenário demonstra uma geração que busca equilíbrio entre aprendizado prático, qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que enfrenta questões como remuneração adequada, inclusão e uso responsável das novas ferramentas digitais.








Comentários