Com o nome “EntreNós”, programa que busca aproximar docentes gaúchos de temas relacionados a habilidades socioemocionais será lançado na Mostratec 2023
A Mostratec 2023 será o ponto de partida da mais nova iniciativa de educação do Rio Grande do Sul. O maior evento de jovens cientistas da América Latina, que acontece de 24 a 26 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo, foi o escolhido para o lançamento da “EntreNós”, a nova marca voltada para o desenvolvimento educacional do Estado. Através do mote “Transforme a sua vida e a de quem aprende com você”, o programa vai oferecer soluções e projetos, como oficinas, workshops, capacitações e produtos para a rotina em sala de aula, estimulando a troca, criando espaços de inspiração e reconhecimento de boas práticas.
A iniciativa busca colocar o professor como elo transformador da educação, para que formem alunos capazes de converter ideias em oportunidades, tornando-se pessoas autênticas e transformadoras. Dessa forma, o objetivo é estimular os professores gaúchos a desenvolverem em si e, consequentemente, em seus alunos, competências inovadoras e socioemocionais para no fim colocar os jovens como protagonistas de seus projetos de vida.
Para isso, a EntreNós terá seus primeiros movimentos durante a Mostratec 2023, com um espaço de 1.300m² que levará o nome da marca e oferecerá diferentes ambientes para professores e estudantes. Dentre as ações estão o game Dinolândia – jogo virtual que ajuda os alunos do ensino fundamental a desenvolverem competências empreendedoras de uma maneira moderna e atrativa. Já os estudantes do ensino médio e técnico contarão com um ambiente coletivo e digital chamado EntreMundos, que vai oferecer experiências de aprendizado virtual e imersivo, simulado numa geodésica, por meio de um jogo de enigmas, além de outras atrações. Os docentes irão dispor de um ambiente de descompressão próprio, e terão acesso a ferramentas para facilitar a rotina em sala de aula. O espaço também vai abrigar o palco superior com uma programação especial durante a mostra.
Mostratec
Considerado o maior evento de jovens cientistas da América Latina, a Mostratec deste ano terá a apresentação de 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil de 15 países, sendo eles Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia. Correalizado pelo Sebrae RS, em parceria com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Mostratec 2023 vai oferecer aos estudantes prêmios e incentivos educacionais de aproximadamente R$ 1 milhão e que serão divididos conforme os vencedores de cada categoria.
Comments