Estado deverá acelerar trâmites para construção de um novo presídio em Erechim


O governo do Estado deverá acelerar o trâmite burocrático para viabilizar a construção de um novo presídio em Erechim. O encaminhamento foi dado pelo secretário de Administração Penitenciária do governo gaúcho, Cesar Luis de Araújo Faccioli, que recebeu a demanda entregue por deputados, juízes, promotores, lideranças empresariais, políticas e comunitárias de Erechim, Getúlio Vargas e Passo Fundo.

A reunião no centro administrativo de Segurança Pública, na segunda-feira (15), contou ainda com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, e o superintendente regional da Superintendência dos Assuntos Penitenciários (Susepe), Mario Santa Maria Junior. As informações são do deputado Paparico Bacchi (PR).

“O envolvimento de todos os setores da sociedade de Erechim demonstra a relevância dessa obra, que trará mais segurança ao município e à região”, afirmou Faccioli. Após ouvir a manifestação dos presentes e secretário adjunto de Segurança, reforçou: “Com está união de forças, Erechim demonstra que não suporta mais conviver com esta situação. Precisamos priorizar esta obra”, sugeriu Marcelo Gomes Frota. O Superintendente da Susepe, destacou: “Não se faz segurança pública sem um sistema prisional forte. E é fundamental que a sociedade civil organizada apoie isso”, ressaltou Santa Maria.

Cesar Faccioli antecipou que já iniciou tratativas com outras secretarias estaduais para agilizar o sistema de permuta. A intenção, segundo o secretário, é viabilizar a construção de uma nova casa prisional em Erechim, em parceria com a iniciativa privada, utilizando imóveis do Estado como moeda de pagamento para execução do projeto avaliado em mais de R$ 56 milhões e com capacidade para abrigar até 800 presos. Atualmente, o presídio atende a demanda de 40 municípios da região.

O secretário que assumiu a pasta no início de abril, pediu 15 dias de prazo para anunciar os encaminhamentos e salientou que sua primeira agenda externa será realizada em Erechim. A mobilização de autoridades e lideranças foi intensa e salientou a importância da pauta. Participaram da audiência os deputados estaduais Paparico Bacchi (líder da bancada do PR na Assembleia Legislativa), Gilberto Capoani (líder do MDB na Assembleia Legislativa) e Dirceu Franciscon.


Foto: Antonio Grzybowski

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA